Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Novo tomógrafo do HC vai garantir mais segurança aos mais de mil exames realizados mensalmente pelo serviço

Investimento do Rehuf foi de mais de R$ 3 milhões, incluindo equipamento, projeto e adequação da estrutura; inauguração será no próximo dia 31

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, dando continuidade aos avanços na área da saúde e do ensino no Sistema Único de Saúde (SUS), vai inaugurar na próxima quarta-feira (31), às 11h30, o novo tomógrafo da Unidade de Diagnóstico por Imagem, no 2° andar do prédio. O evento vai contar com a participação da diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Castro, do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e do superintendente do HC, Filipe Carrilho.

O investimento, com recurso do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), também gerido pela Ebserh, foi de mais de R$ 3 milhões, incluindo aparelho, projeto e adequação da estrutura. O aporte foi dividido da seguinte forma: Projetos de arquitetura e engenharia: R$ 27.258,90 (custeio); Adequações de infraestrutura física: R$ 903.727,47 (custeio); Tomógrafo computadorizado multislice de 64 canais/128 cortes: R$ 2.411.171,00 (capital). Com isso, o HC moderniza os serviços de diagnóstico e/ou tratamento, proporcionando maior segurança para os pacientes ambulatoriais e internados, além dos demais pacientes do estado de Pernambuco, atendidos via regulação com a Secretaria Estadual de Saúde.

O chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HC, Murilo Rodrigues, frisou que, atualmente, o serviço de tomografia realiza cerca de 1 mil a 1,2 mil exames por mês e com a substituição pelo novo aparelho, será garantida a perenidade desse número de atendimento, ficando menos sujeito a quebras e necessidade de manutenção periódica.

“Além de mantermos a assistência de excelência já realizada, as outras vantagens desse novo tomógrafo é toda a tecnologia que ele nos traz. É um equipamento moderno, que vai nos permitir ampliar o nosso campo de pesquisa, com uma melhor comunicação de imagem, assim como ampliar ainda mais os procedimentos guiados, a exemplo de biópsias guiadas por tomografia”, explicou Murilo. E complementou: “O novo equipamento conta com modernas interfaces, permitindo a coleta de dados para ensino, pesquisa e extensão. Só temos motivos para comemorar. Inclusive, tudo foi feito em tempo recorde de execução. Em cinco meses conseguimos substituir o tomógrafo e reformar toda a estrutura física, sem interromper a realização dos exames”.

COMBATE A INCÊNDIO - No mesmo dia, às 11h, haverá também a Assinatura da Ordem de Serviço do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI), que será realizada na sala da Superintendência. A obra terá recursos provenientes do Novo PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e de emenda parlamentar. O custo estimado é de: R$ 19.796.705,03, já tendo sido liberado um valor inicial de R$ 5.000.718,61, por meio de emenda parlamentar.

A obra contemplará a implantação do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico no Hospital das Clínicas da UFPE, em uma área de 65.428,58m², incluindo serviços de administração local da obra, demolições, arquitetura, instalações de prevenção e combate a incêndio, sistema de detecção de alarme e incêndio, instalações elétricas, instalações de automação e controle, remoção e colocação de forro, pintura, entre outros serviços. A obra será em todo o HC com prazo de execução de 36 meses.

Fecha de la última modificación: 31/01/2024, 14:34