Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Lançamento de novo volume da Estudos Universitários tem palestra de João Cezar Rocha

Revista traz artigos, resenhas e ensaios que abrangem desde a crítica de música à de cinema

A Revista Estudos Universitários da UFPE (EUs) chega a seu 34º volume, que será lançado na próxima quinta-feira (14), às 16h30, no auditório da Editora da UFPE, quando ocorrerá palestra do professor João Cezar de Castro Rocha (UERJ) sobre crítica literária, com mediação do professor e editor Eduardo Cesar Maia e presença do reitor Anísio Brasileiro, diretor da revista.

"Em tempos de radicalização ideológica e polarização política, a atividade intelectual tende a um movimento reativo de entrincheiramento, no qual a linguagem moral e a percepção estética e artística sofrem uma espécie de simplificação extremada. A universidade não escapa a essa tendência, e é justamente por isso que a revista Estudos Universitários deve refletir sim, mas de maneira complexa, crítica e pluralista", adianta o editorial da revista.

Nesta edição da revista, o leitor terá à disposição artigos, resenhas e ensaios que abrangem desde a crítica de música à de cinema, passando pela literatura e pela medicina. Entre os temas e articulistas, constam "Revolução de Outubro: uma lembrancinha para turistas", de Astier Basílio, "Tomorrow never knows: as influências da música dos Beatles no Brasil", de Gustavo Alonso, e "Brodagem e a crítica audiovisual em Pernambuco", de autoria de Amilcar Bezerra e Fernando Weller. Há, ainda, entre outros, "Encantação de Guimarães Rosa", de Ariano Suassuna, "Caminhos e descaminhos de Santiago", de Cristhiano Aguiar, e "Um artista de Shanghai", de Milton Hatoum.

PALESTRANTE – O professor João Cezar de Castro Rocha atualmente preside a Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), é diretor do Programa de Pós-Graduação em Letras e subcoordenador do Doutorado em Literatura Comparada na UERJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, cultura brasileira, crítica literária, teoria literária, dependência cultural e estratégias de apropriação cultural (antropofagia e transculturação).

Além do lançamento da Revista EUs, o professor João Cezar participará do Ciclo de Palestras José Guilherme Merquior, tendo como mediador o editor da Editora UFPE,  Eduardo Cezar Maia, na quarta-feira (13), às 15h, na Sala Calouste Gulbenkian, na Fundaj de Casa Forte, e na sexta-feira (15), às 18h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, debaterá sobre o livro de sua autoria "Culturas Shekesperianas", com Eduardo Cezar Maia e o diretor da Editora UFPE, professor Lourival Holanda.

Fecha de la última modificación: 08/09/2017, 15:08