Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Instituto de Arte Contemporânea apresenta a mostra “Futuramas: tradições e rupturas”

Exposição cruza noções de “tradição” e “contemporâneo” através do acervo artístico da UFPE

O Instituto de Arte Contemporânea (IAC), da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Acervo Museológico Universitário (AMU), ambos os equipamentos do Centro Cultural Benfica, abrem as portas, nesta quinta-feira (16), às 19h, para a exposição “Futuramas: Tradições e rupturas”. A mostra sugere uma reflexão sobre os conceitos de “tradição”, “repetição” e “ruptura” aplicados ao acervo artístico moderno e contemporâneo salvaguardado pelo Centro Cultural Benfica (Rua Benfica, 157, Madalena).

A mostra representa a UFPE na programação da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e seguirá em cartaz até o final de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Finais de semana com visitas guiadas, agendadas através do e-mail ufpe.iac@gmail.com. A entrada é gratuita.

Serão expostas obras de Aloísio Magalhães, Vicente do Rego Monteiro, Mestre Vitalino, J. Borges, Camille Kachani, Ana Lisboa, Ricardo Pessoa, entre outros.

“Futuramas: tradições e rupturas” parte da ideia de repetição – de técnicas, formas e temas – para pensar possibilidades de reler o amplo conceito de “tradição” nas artes. A tradição que evoca o passado, mas se estabelece no futuro, ou melhor, nos futuros: nos inúmeros caminhos possíveis para transgredir padrões e formas. Repetir não para simplificar ou facilitar, mas para adicionar camadas de sentido, às vezes rompendo a linearidade, a cada ato que se refaz.

Fecha de la última modificación: 14/05/2019, 15:47