Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Inscrições abertas para curso de extensão em Noções de Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0, ênfase em Inteligência Artificial

As aulas remotas serão de 31 de janeiro a 5 de março de 2024

O Laboratório de Controle Avançado e Otimização de Processos (Laco), ligado ao Departamento de Engenharia Química da UFPE, recebe inscrições, até o dia 31 de janeiro de 2024, para o curso “Noções de Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0, ênfase em Inteligência Artificial, para uso nas indústrias de transformações: Químicas e de Alimentos. As inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico.

O objetivo do programa é apresentar aos alunos de graduação, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias, noções e conceitos de Inteligência Artificial (IA) aplicados às indústrias de transformação e como essas tecnologias podem otimizar a produção das indústrias químicas e de alimentos, com ênfase em destilarias de álcool e usinas de açúcar.

O curso terá um caráter multidisciplinar e dará aos participantes a capacidade de desenvolver exemplos sobre o uso de IA nas indústrias, e oferecerá disciplinas básicas nos seguintes tópicos: Linguagem Python, Estatística básica, Noções de Automação, Noções de Metrologia, Conceitos de Inteligência artificial em processos químicos.

As aulas remotas serão de 31 de janeiro a 5 de março de 2024, com aulas síncronas às quartas-feiras, das 19h às 21h, e videoaulas nos sábados das 9h às 11h, remotamente (aulas/gravadas), com carga horária total de 40 horas. As atividades on-line ocorrerão por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom. Será exigida presença mínima de 70% para receber certificação de participação no curso. São disponibilizadas cem vagas, gratuitamente. A prioridade será dada a estudantes de graduação da área tecnológica, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias.

Os dez melhores alunos de graduação da UFPE poderão desenvolver, imediatamente após o curso, atividades com bolsa Facepe por três meses no tema inteligência Artificial para indústrias com foco em destilarias de álcool e usinas de açúcar.

A iniciativa tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit)/Lócus UFPE, e do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE.

Fecha de la última modificación: 22/12/2023, 16:39