Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

HC promove ações em prol do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Haverá ações do dia 19 até 22, como panfletagem de material educativo e divulgação itinerante em diversos locais no hospital

O Hospital das Clínicas da UFPE promove uma série de ações em prol do Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio, desta segunda-feira (19) até a próxima quinta (22). Haverá panfletagem de material educativo e divulgação itinerante em diversos locais no hospital, a realização de uma pesquisa on-line de bem-estar e saúde mental para os trabalhadores da instituição, além da disponibilização de material informativo que pode ser acessado aqui. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A Divisão de Gestão de Pessoas e Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do HC vai abordar a prevenção do suicídio com os profissionais do HC com foco na resposta à pergunta: ‘Qual é o meu papel e meu impacto na promoção da saúde mental e na prevenção ao suicídio?’ Queremos não somente proporcionar a informação e ajuda há quem hoje precisa de um suporte para superar dificuldades, mas também convidar cada profissional a pensar e repensar nossos comportamentos, nossa empatia e comunicação não violenta para zelar pela constante melhoria do ambiente de trabalho”, explica o psicólogo organizacional da Usost/DivGP do HC, Marcello Santos.

Nesse período, o formulário on-line estará disponível para ser respondido anonimamente por profissionais do HC sobre a saúde mental e qualidade de vida, que servirão como insumo para elaboração de ações futuras. “Estamos idealizando muitos projetos que visam à promoção da qualidade de vida, e a contribuição dos profissionais é fundamental para a construção dessas ações”, explica Marcello Santos.

Estimativas apontam que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano (uma a cada 40 segundos) e que 20% da população poderá sofrer um suicídio na família. Números que podem ser diminuídos com ações de prevenção ao suicídio, promoção da qualidade de vida e uma escuta acolhedora. “Ao ouvir alguém, seja em alguma crise ou em momentos de ideação suicida ou até após sobreviver a uma tentativa de suicídio, a preocupação legítima do ouvinte precisa ser percebida pela pessoa. A escuta precisa ser empática, atenta e sem julgamentos ou exposição para que a pessoa se sinta segura e valorizada para poder expressar a sua dor. E, acima de tudo, mantenha a calma. A tranquilidade passada por você fará muita diferença inclusive na percepção de otimismo e perspectiva para a pessoa”, completa o psicólogo.

Marcello Santos explica ainda que alguns sinais de alerta podem ser emitidos pela pessoa que está em sofrimento e servem como um pedido de ajuda, como uma fala ocasional sobre suicídio, ausência ou abandono de planos futuros, isolamento social, ações arriscadas ou autodestrutivas e mudanças de humor, entre outras. Mais informações sobre a prevenção ao suicídio, bem como canais de apoio, podem ser visualizadas neste link

Fecha de la última modificación: 16/09/2022, 16:19