Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

HC adota teleconsultas de Enfermagem em Puericultura

Cada teleconsulta de enfermagem tem geralmente duração de 30 a 60 minutos e ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã

O Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Núcleo de Telessaúde (Nutes), iniciou uma nova modalidade de atendimento por meio de plataforma digital: a Teleconsulta de Enfermagem em Puericultura. Uma alternativa para evitar o deslocamento e a permanência no hospital em um momento de pandemia. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A experiência tem sido bastante positiva e bem aceita pelas famílias. As teleconsultas permitem a retomada da assistência e reduzem os riscos do deslocamento até o serviço e a exposição da criança nesse momento de pandemia”, explica a enfermeira da puericultura Joana Lidyanne Bezerra.

Foto: Divulgação

Teleconsulta evita deslocamento da criança até o hospital

As teleconsultas de Enfermagem foram autorizadas e normatizadas pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 634/2020, e permitiram a retomada das consultas de rotina das crianças (até dois anos) que já eram acompanhadas no Ambulatório de Puericultura em Enfermagem, desde o início deste mês.

Um profissional do Serviço de Puericultura liga para a família da criança que já tem cadastro e pergunta sobre o interesse e a disponibilidade em realizar a teleconsulta. Se a resposta for positiva, é gerado um link para a videochamada via celular para a data e horário combinados com a família. O profissional participa pelo computador no consultório do HC.

Cada teleconsulta de enfermagem tem geralmente duração de 30 a 60 minutos e ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. “Nela, avaliamos o crescimento e os marcos do desenvolvimento adequados à idade, além de darmos orientações sobre vacinas, alimentação e estímulos (motores e cognitivos)”, completa Joana Bezerra.

As consultas com os médicos são presencias e estão sendo agendadas por telefone pelo Hospital das Clínicas, priorizando as famílias que estavam marcadas durante o período em que o serviço precisou ser paralisado em função da pandemia. Esse mesmo padrão tem sido adotado nos outros serviços do HC, nesse período de retomada gradual das atividades.

Fecha de la última modificación: 04/09/2020, 17:16