Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Grupo de voluntários busca parcerias para levar projeto de extensão UFPE no Meu Quintal ao Haiti

ONG pernambucana Gade fez aliança com grupo norte-americano para buscar recursos e levar trabalho de extensão ao país caribenho

A experiência do UFPE no Meu Quintal – projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco voltado a oferecer a oportunidade aos alunos de agregar novas vivências em educação experiencial por meio de uma imersão na dinâmica social de municípios pernambucanos – pode chegar até o Haiti. É o que pretende o doutorando em Engenharia Civil Jean Baptiste Joseph, haitiano que vive no Brasil desde 2010 e está à frente da organização não governamental Gade (Groupe d’Ambassadeurs pour le Développement/Grupo de Embaixadores para o Desenvolvimento), que já foi tema do Papo na Ascom

O projeto de extensão está em funcionamento desde 2017 e já passou por seis municípios do interior pernambucano (Tabira, Iguaracy, Tuparetama, Solidão, Betânia e Dormentes), conectando mais de 500 estudantes das diversas graduações a cerca de 10 mil pessoas que já tiveram contato com essa experiência cidadã (saiba mais sobre as edições no Facebook e no YouTube do projeto de extensão). O doutorando pretende levar a iniciativa para seu país de origem em uma parceria entre a UFPE e a Universidade do Estado do Haiti (Université d'Etat D'Haiti).

Diretor do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE e coordenador do projeto UFPE no meu Quintal, o professor José Eduardo Garcia lembra que esta não é a primeira parceria internacional do programa. Em 2018, a experiência realizada nas seis edições nos Sertões do Pajeú e do São Francisco foi compartilhada em uma missão a Cabo Verde, na África, em 2018. “Em julho de 2019, em seguida, recebemos uma professora de lá e ela participou conosco com a intenção de levar o projeto, mas com o início da pandemia isso deu uma esfriada”, explica.

Sobre a nova ação a fim de levar o projeto para o Haiti, o professor destacou que toda a documentação para a viabilização da parceria entre a UFPE e a universidade haitiana já foi assinada. “Agora estamos operacionalizando o levantamento de recursos para viabilizar a missão. A ideia é levar a nossa expertise e fazer com que eles possam desenvolver um projeto similar ao nosso, dentro da realidade deles”, disse. O Haiti é o país mais pobre das Américas e um dos mais desprovidos de recursos financeiros do mundo, segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

A viagem para o Haiti está prevista, inicialmente, para o dia 26 de junho, com uma missão de dez dias. De acordo com Jean Baptiste, a ideia é contar com uma delegação de dez brasileiros e cinco norte-americanos ao Haiti para levar o projeto. O custo estimado da viagem é de US$ 54 mil (cerca de R$ 330 mil) para alimentação, transporte (aéreo e terrestre), hospedagem, seguro saúde, testes de Covid no Haiti e insumos. A iniciativa conta com o apoio de outra ONG, a International Women of H.O.P.E (IWOH), fundada pela haitiana Rosebrune Vixamar e sediada nos Estados Unidos.

“Há mais de dois anos, estamos em busca de parceiros para tentar tornar realidade esta missão. Vários passos foram feitos e agora é o último passo. Sabemos que o momento é delicado em razão da pandemia, mas não podemos desistir de tentar encontrar recursos para ajudar o Haiti”, disse Jean Baptiste. Para levantar os recursos, estão previstas uma série de ações virtuais comandadas pela IWOH, que busca criar impacto na vida das mulheres haitianas por meio de capacitações, a partir de 20 de março. Não haverá lucro financeiro para nenhuma das partes.

O projeto de extensão UFPE no Meu Quintal é responsável pelo vínculo direto entre os saberes produzidos nas dinâmicas acadêmicas e a sociedade, sendo ponte importante nessa troca de competências entre comunidades e produção científica. “Queremos apresentar no Haiti essa experiência como forma de capacitá-los para implantar o projeto lá também. Eu acredito que só uma coisa pode mudar meu país: a educação. Foi o que o Brasil fez por mim e quero poder retribuir unindo os dois países, o que seria fantástico para ambos”, finalizou Jean Baptiste.

Fecha de la última modificación: 18/02/2021, 16:19