Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Filme de aluno da UFPE recebe prêmio no III Cine Caatinga

“Chaves da Confecção” foi um dos projetos contemplados na primeira edição das Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (BICC), da Proexc

O curta “Chaves da Confecção”, dirigido, roteirizado e editado por Hércules Monteiro, aluno do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, ganhou o prêmio de “Melhor Curta Estudantil da Caatinga” no III Cine Caatinga, reconhecendo a importância da produção e fruição artística. O III Cine Caatinga é uma realização da Caroá Produções, com incentivo do Funcultura, do Governo do Estado.

O filme foi um dos projetos contemplados na primeira edição das Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (BICC), que faz parte do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE.

Na execução, o bolsista contou com o apoio dos estudantes Júnior Monteiro e Emily Monteiro para a montagem e as entrevistas. O curta mostra a cidade de Riacho das Almas, onde a confecção de jeans garante o sustento de muitas famílias. Devido à pandemia de covid-19, a produção diminuiu e afetou diversos trabalhadores, dentre eles as “Tiradeiras de Pelo”, que, além de conviverem com as adversidades do trabalho informal, tiveram que encarar uma pandemia de frente. Em meio a toda essa turbulência, “tirar pelo” se torna a esperança para quem deseja trazer esperança para casa.

Hércules Monteiro acredita que o PEC-BICC é um importante incentivo para colocar as ideias dos discentes em prática. “Permitir que os estudantes tenham a liberdade de propor um projeto é algo inovador e desafiador para nós. Desde o momento da seleção, os alunos já começam a aprender coisas novas; por exemplo, na escrita do projeto, onde o aluno já aprende na prática como se envolver nessas questões”, diz o aluno. E acrescenta: “Vejo o PEC-BICC como uma excelente forma de aflorar o que há de melhor nos estudantes e disseminar nossa cultura para todos e todas”.

O protagonismo estudantil nas ações de fomento são um fundamento da política cultural na Universidade, como comenta o diretor de Cultura da Proexc, Hélio Pajeú. “O PEC é uma parte da política cultural da UFPE pensada com muito carinho para fortalecer o protagonismo estudantil por meio da BICC. Os resultados apresentados pelos bolsistas até o momento têm nos orgulhando muito, como é o caso do documentário Chaves da Confecção, que mostrou com maestria a importância de se fomentar e dar autonomia a criação, produção e circulação de produtos artístico culturais desenvolvidos por discentes da graduação”, afirma ele.

MOSTRA – Amanhã (12) e quarta-feira (13), acontece a 1ª Mostra Cine BICC UFPE que levará vários produtos audiovisuais fomentados pela BICC para o Cinema UFPE. “Chaves da Confecção” e outros curtas apoiados pela Diretoria de Cultura da Proexc estarão na mostra, que ocorrerá no Cinema da UFPE. Estes eventos são gratuitos e abertos ao público.

Fecha de la última modificación: 11/07/2022, 15:56