Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Espetáculo Transiterrifluxório entra em cartaz no Centro Cultural Benfica

O grupo é dirigido pelo professor Cláudio Lacerda, do Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE

O espetáculo de dança Transiterrifluxório, do grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa, entra em cartaz no Instituto de Arte Contemporânea/Centro Cultural Benfica, no bairro da Madalena, no Recife. As apresentações serão às sextas-feiras e aos sábados, às 20h, com entrada gratuita. A estreia será amanhã (13), e a temporada seguirá até o dia 5 de outubro. O grupo é dirigido pelo professor Cláudio Lacerda, do Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Transiterrifluxório é um dos desdobramentos de uma longa pesquisa em dança estimulada pela intrigante arquitetura da iraquiana-britânica Zaha Hadid (desenvolvida na Pesquisa em Dança Contraespaço e no Doutorado em Artes Cênicas/UFBA). A partir da curiosidade pelas obras e modos de operar de Hadid, trabalha-se com a imaginação espacial, corporal e de movimento, que propiciaram diferentes perspectivas em relação a olhares internos, sensibilidade alterada das superfícies, modos de fricção entre os corpos, propostas de habitação nos diversos espaços criados em cena, reais e imaginados/ários, e possibilidades de relações entre as pessoas, de afetar e ser afetado, de desestabilizar e de apoiar, de se deixar levar e de manter os pés bem plantados no chão. O espetáculo pretende trazer aos espectadores a materialidade e a cinestesia produzidas por essas vivências.

O título brinca com as palavras trânsito, território e fluxo, deixando-as contaminarem-se entre si e se borrarem, espelhando o que foi desenvolvido no processo.

O espetáculo é proposto para fora da caixa cênica, em espaços alternativos que comportem ambientes separados diversos, promovendo uma fricção entre o material de movimento produzido no processo, organizado em módulos, e a responsividade aos ambientes, procurando maneiras interessantes de habitá-los, em itinerância.

Em cada prédio nos quais o grupo tem dançado – Igreja da Sé (Olinda-PE), Teatro Apolo e entorno (Recife-PE), Faculdade de Arquitetura da UFBA (Salvador-BA), Sesc Petrolina (Petrolina-PE), Centro Cultural Benfica (Recife-PE) –, as limitações encontradas têm funcionado como estimuladores para colocar a dança para sobreviver nesses espaços, em um diálogo no qual o grupo se nutre deles e, simultaneamente, dá-lhes vida, habitando-os.

GRUPO – O grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa vem realizando, desde 1997, um trabalho experimental de criação na área da dança contemporânea, explorando a ênfase no processo criativo, dando-lhe um cunho investigativo, buscando sua idiossincrasia. Este viés de trabalho se sedimentou após os anos de estudos de Cláudio Lacerda no Laban Centre, Londres (97-99), estabelecendo como parâmetro artístico-ideológico a experimentação, colocando-a como prioridade, acima da busca de um estilo ou linguagem em curto prazo.

Tem almejado a busca de um trabalho autoral, com uma preocupação tanto com o conceitual quanto com o artesanal, distendendo limites divisórios entre dança, teatro e arte da performance, tendo como frente a pesquisa de movimento, atrelada ao desvio do que é considerado mainstream e à desconstrução em relação à identidade, corpo como construção sociopsicofisiológica e movimento.

A fascinação por deformações, desvios e degradação tem instigado as criações, informando um modo de abordar os temas visitados ao longo da trajetória do grupo: moda; identidade como cidadão; corpo, arquitetura e gestos de cidadãos; indivíduo versus sociedade; dominação e submissão cultural e interpessoal, espaços privado e público; repetição e transformação; arquitetura desconstrutivisita; e pesquisa não narrativa de movimento. Longe de tratar as deformações, desvios e degradação como algo sombrio ou perverso, nossa crença é de que neste local há a possibilidade de se encontrar o humano na contemporaneidade.

Ficha Técnica/Transiterrifluxório

Concepção, direção e coreografia: Cláudio Lacerda
Colaboração criativa: Cláudio Lacerda, Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira, Orunmillá Santana e Stefany Ribeiro
Bailarinos: Cláudio Lacerda, Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira e Stefany Ribeiro
Figurino: Djalma Rabelo
Fotografia: Rogério Alves, Eric Gomes
Concepção de trilha sonora: Cláudio Lacerda
Edição de som: João Vasconcelos 
Concepção de vídeo: Cláudio Lacerda, em conversação com João Maria
Edição de vídeo: João Maria
Captação de imagens: Cláudio Lacerda
Iluminação: Luciana Raposo
Produção executiva: Clarisse Fraga / Bureau de Cultura
Assistência de produção: Edmar Fernandes e Ladjane Rameh
Design gráfico: Nathalia Queiroz
Assessoria de imprensa: Ana Rocha
Duração aproximada: 50 minutos
Apoio: UFPE – Centro Cultural Benfica/Departamento de Artes; Proexc.

Mais informações
Professor Cláudio Lacerda

claudiolacerda@hotmail.com

Centro Cultural Benfica
(81) 2126.7388

Fecha de la última modificación: 12/09/2019, 13:05