Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Equipe UFPE conquista dois prêmios de melhores oradoras em competição de Direito Processual

Grupo foi orientado pelos professores da FDR Frederico Augusto Leopoldino Koehler e Ravi de Medeiros Peixoto

Equipe de estudantes da Faculdade de Direito do Recife (FDR), do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE, obteve o melhor desempenho da instituição na 4ª Competição Brasileira de Processo, organizada pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). A Equipe UFPE chegou às semifinais e conquistou dois prêmios de melhores oradoras do país, com a aluna Bárbara Machado Figueiredo, pela parte apelante, e Vitória Caminada Sabrá Guimarães, pela parte apelada. O grupo contou com a parceria do grupo Processualistas e orientação dos professores da FDR Frederico Augusto Leopoldino Koehler e Ravi de Medeiros Peixoto.

Alunos comemoram resultado na competição

A competição, que envolveu 25 faculdades de todo o Brasil e consistiu na análise de um caso simulado dividida em duas etapas: fase escrita e oral, apresentou como desafio um caso que envolveu a discussão dos direitos fundamentais da liberdade religiosa e livre iniciativa, bem como trouxe também questões processuais de extrema relevância para a resolução da controvérsia.

Segue relato dos participantes:

”Tratava-se de um buffet fictício que se recusava, dissimuladamente, a prestar seus serviços para eventos de cunho religioso, fato que só foi descoberto após a obtenção de e-mails confidenciais trocados entre os sócios do buffet e a apreensão do aparelho Alexa que possuíam. A fase escrita consistiu na entrega de dois memoriais, em que primeiro tivemos a tarefa de representar o buffet, e, em seguida, formulamos a peça de resposta dos clientes que pleiteavam uma indenização por danos morais em razão de suposta prática de discriminação religiosa. Após a entrega das razões escritas, a segunda fase exigia sustentação oral do material apresentado, a ser realizada de forma virtual. A partir daí, escolhemos os oradores que iriam representar a equipe perante o Tribunal fictício e passamos a realizar treinos com convidados de modo a agregar o maior conteúdo possível sobre as matérias abordadas no caso. Assim, nossa equipe foi brilhantemente representada por Marcos Antônio Mendes da Silva Júnior e Bárbara Machado Figueiredo, desempenhando a defesa do buffet (apelante), enquanto Vitória Caminada Sabrá e Guimarães e Frederico Soares Távora Filho sustentavam em favor dos particulares (apelados). O primeiro painel foi realizado entre a UFPE (apelante) x IBMEC/SP (apelado). Depois de muita tensão e nervosismo para a estreia da equipe, saiu um peso enorme das costas da gente. Almoço rápido e estudos para, à tarde, termos o segundo desafio: Unisinos (apelante) x UFPE (apelado). Foi a vez de Vitória e Frederico estrearem e, depois de se saírem muito bem. No segundo dia de competição, outros dois painéis de elevadíssimo nível: Uneb (apelante) x UFPE (apelado) e UFPE (apelante) x UEL (apelado). Fomos bem mais uma vez. No fim desse mesmo dia, o anúncio do resultado: classificados para as quartas de finais, enfrentaríamos a Universidade Positivo/PR. Outra noite de estudos e análise de peças e mais um painel de altíssimo nível. Após duas excelentes sustentações, acabamos classificados para as semifinais. Próximo desafio: UFRGS. Contra a UFRGS, o painel teve um nível elevadíssimo, tanto nas sustentações orais, como nos questionamentos dos avaliadores. No detalhe, acabou que a qualificadíssima equipe da UFRGS (que se sagrou campeã) levou a melhor. Ficamos nas semis, mas com grande orgulho pelo trabalho feito e por perceber que o resultado veio. Na cerimônia de encerramento do evento, recebemos, pela primeira vez, premiações individuais pelo desempenho de nossos oradoras: Bárbara Machado Figueiredo e Vitória Caminada Sabrá e Guimarães conquistaram, respectivamente, o 1º lugar de melhor orador pelas partes Apelante e Apelada. Durante os painéis, era comum ouvirmos dos avaliadores que temos muita tradição. Seguimos animados para mantê-la”.

Fecha de la última modificación: 05/11/2021, 16:11