Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Ensaio fotográfico de professor da UFPE ganha Menção Honrosa no 46º Encontro Anual da Anpocs

As dez imagens, do acervo pessoal do docente Renato Athias, que compõem o ensaio estão disponíveis na galeria virtual do evento

O ensaio fotográfico “Os Caminhos Hupd'äh – Floresta, Espíritos e Rios” recebeu Menção Honrosa do Prêmio Ana Maria Galano no 46º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). O trabalho tem fotografias do professor Renato Athias, vinculado ao Departamento de Antropologia e Museologia e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e curadoria do pesquisador, cientista social e fotógrafo Daniel Jacinto Pereira, que também é mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O anúncio do prêmio foi feito na última sexta-feira (14), com transmissão via YouTube. 

Este ensaio fotográfico busca mostrar as diversas dimensões sobre as trilhas e caminhos dos Hupd'äh, que têm seu território tradicional na zona interfluvial do Rio Tiquié, Papuri e Uaupés, na região do Alto Rio Negro, no Estado do Amazonas. Eles têm a floresta como elemento central em todas as suas maneiras de ver o mundo e em todas as suas atividades cotidianas. Serve de base para sua cartografia, cosmovisão e geopolítica e nas relações com os outros povos vizinhos. 

As fotografias são parte do acervo pessoal do professor Renato Athias, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE. As dez imagens que compõem o ensaio estão disponíveis na galeria virtual do 46º Encontro Anual da Anpocs. A primeira fotografia da sequência no site contém link com audiodescrição.

O 46º Encontro Anual da Anpocs está sendo realizado, no período de 12 a 19 deste mês, na Unicamp (SP). O evento acontece em formato virtual e presencial.

Mais informações
Professor Renato Athias

renato.athias@ufpe.br

Fecha de la última modificación: 17/10/2022, 14:15