Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Disciplina pioneira de Criatividade Computacional do CIn apresenta projetos inovadores em IA Gerativa

Haverá sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina nos dias 17 e 19 deste mês

O Centro de Informática, que promove desde 2020 uma disciplina pioneira no Brasil: a Criatividade Computacional, promove nos dias 17 e 19 deste mês a apresentação de 13 projetos desenvolvidos na disciplina que abrangem diversas combinações de técnicas e modalidades, resultando em experimentos pioneiros na área. Serão sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina, permitindo que o público em geral tenha contato com as inovações desenvolvidas pelos alunos. As apresentações ocorrerão no anfiteatro do CIn, em dois horários: no dia 17, das 15h às 17h, e no dia 19, das 13h às 15h.

Neste semestre de 2022.2, o curso vive um momento histórico com a incorporação de novos modelos e ferramentas de inteligência artificial (IA) lançados recentemente, que vêm revolucionando o campo da IA gerativa. “A IA gerativa é uma área emergente que utiliza técnicas de inteligência artificial para criar conteúdo em diversas modalidades, como texto, imagem, áudio, música e vídeo”, explica o professor Filipe Calegario, que, em conjunto com o professor Giordano Cabral, ministra a disciplina para as graduações do Centro de Informática. A disciplina de Criatividade Computacional busca explorar o potencial dessas tecnologias, capacitando os alunos a desenvolverem projetos inovadores e experimentais.

O evento será uma oportunidade única para conhecer os avanços e aplicações da IA gerativa, além de prestigiar o trabalho dos estudantes que estão na vanguarda dessa tecnologia. Nesta edição do curso, os estudantes tiveram acesso a importantes modelos e ferramentas de IA gerativa lançados enquanto estavam tendo aula. É o caso do ChatGPT, lançado em novembro de 2022, e do GPT-4, lançado em março de 2023. Além dos modelos e ferramentas, o professor Filipe Calegario explica o quão desafiador foi preparar aulas e discussões com novos conteúdos sendo lançados em uma velocidade impressionante: “As aulas precisaram ser adaptadas, pois alguns conteúdos já pareciam obsoletos”.

Professor Filipe Calegario

fcac@cin.ufpe.br