Publicador de contenidos Publicador de contenidos

DHT promove capacitação em Enoturismo com professora da Universidade de Coimbra

Curso está inserido no projeto de extensão que visa capacitar empreendedores, gestores públicos, docentes e discentes da área

De 21 a 23 deste mês, o Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da UFPE oferecerá a capacitação intitulada “Enoturismo: da criação de valor nas experiências à coopetição entre stakeholders e um futuro sustentável”. Trata-se de um projeto de extensão cujo público-alvo serão empreendedores do Enoturismo do estado de Pernambuco, representantes do Sistema S, gestores de Secretarias de Turismo, docentes e discentes dos cursos de graduação em Hotelaria e Turismo e da pós-graduação em Turismo da Universidade.

Este projeto de extensão foi desenvolvido pelos docentes Luís Souza, Simone Lira, Viviane Salazar e Alexandre César, do DHT, e auxiliados pelos discentes Pedro Baracho, Iasmim Galvão, Igor Oliveira, Gabriela Rodrigues e Tayná Carolina. A capacitação será ministrada em formato presencial pela professora Josefina Salvado, da Universidade de Coimbra (Portugal), que possui ampla produção científica no objeto de estudo do Enoturismo e nos conceitos teóricos sobre “experiência turística” e “cocriação de valor.

Benchmarking e competitividade nos negócios do Enoturismo, os modelos de negócios inovadores no Enoturismo, da sustentabilidade à economia circular no Enoturismo constituem tópicos a serem explorados nesta capacitação.

A partir da realização desta extensão, perspectiva-se: a melhoria da qualidade da experiência do turista que visita as vinícolas do Vale do São Francisco, proporcionando um maior valor agregado a esta experiência; ajudar aos empreendedores e profissionais a diagnosticar e avaliar o potencial de melhoria da atuação das suas áreas de negócio ou empresa do setor do Enoturismo; identificar modelos de negócios a implementar no enoturismo, visando à competitividade das organizações, a sustentabilidade dos territórios e a autenticidade das experiências; e a definição de estratégias de reconversão dos processos produtivos dos empreendimentos do Enoturismo, integrando processos de reutilização, reciclagem e valorização de subprodutos e águas residuais, com o objetivo de aumentar a sua ecoeficiência e minimizar os impactos ambientais que possam resultar da sua atividade.

Professor Luís Souza

luis.souza@ufpe.br