Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Curso sobre Obesidade Grave encerra programação de eventos alusivos ao Dia Mundial da Obesidade no HC

Evento foi promovido pelo Programa de Cirurgia Bariátrica do HC

O curso “Obesidade Grave, Estigmas e Formas de Enfrentamento” fechou as ações promovidas ao longo de março pelo Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em comemoração do Dia Mundial da Obesidade. O evento foi promovido pelo Programa de Cirurgia Bariátrica do HC, nesta quarta-feira (30), para profissionais da Rede Básica de Saúde, a fim de discutir sobre a obesidade grave e o que a envolve.

“O trabalho do profissional vai além do procedimento cirúrgico, existe uma importante relação entre o médico e o paciente que influencia no tratamento da obesidade, também precisamos ressaltar a relevância da interdisciplinaridade, da integração entre as áreas assistenciais e da interlocução entre a rede na consolidação das intervenções”, pontua o gerente de Atenção à Saúde do HC, Hugo Moura.

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, enalteceu a importância de ações como o curso. “Iniciativas como essas sempre terão o apoio do hospital, elas devem permanecer e se solidificar para que possam modificar a história dessa patologia que é um problema de saúde pública”, afirma, destacando a relevância que os assuntos abordados têm na ampliação da cobertura da assistência.

O supervisor da Área Assistencial de Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz, ressaltou o pioneirismo e expertise do hospital na realização de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas e sua importância no cenário nacional. “Em 1997, fomos um dos primeiros hospitais públicos do Brasil a realizar essa cirurgia, que trata um problema de saúde tão grave e que atinge cerca de 5 milhões de brasileiros”, explica.

O roteiro da formação buscou se aprofundar na explicação da fisiopatologia, do diagnóstico, do tratamento e dos estigmas da obesidade grave. As políticas públicas de enfrentamento da doença também foram destacadas em conjunto com a necessidade das abordagens humanizadas e integradas ao SUS. Os inscritos que compareceram receberam certificado.

Ao longo deste mês de março, o HC realizou uma série de ações para lembrar o Dia Mundial da Obesidade, como um Mutirão de Cirurgias Bariátricas, campanhas educativas e uma reunião on-line com pacientes acompanhados pelo Programa de Cirurgia Bariátrica.

Fecha de la última modificación: 31/03/2022, 11:46