Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Conexão UFPE de hoje (14) fala sobre assédio no trabalho

Entrevistadas são as professoras da UFPE Kaliani Rocha, do Departamento de Psicologia da UFPE e Fernanda Barreto Lira, da Faculdade de Direito

Segundo levantamento realizado em 2020 pela plataforma Linkedin e pela consultoria Think Eva, 47% das brasileiras já foram vítimas de assédio sexual no trabalho. Mas esse não é o único tipo de assédio praticado em ambientes de empresas públicas e privadas. O assédio moral também é um problema e, segundo o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, mais da metade dos trabalhadores brasileiros pratica esse tipo de assédio ou o tolera.

Então o Conexão UFPE de hoje (14) quer saber: o que caracteriza um episódio de assédio? Quais os impactos dessa prática para o trabalhador e para o ambiente de trabalho? Existem mecanismos de proteção suficientes para combater e punir casos de assédio? Quem participa do programa respondendo essas e outras perguntas é Kaliani Rocha, professora do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisadora da relação de trabalho, saúde e subjetividades, e Fernanda Barreto Lira, docente de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Universidade e servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região.

O Conexão UFPE também vai ao ar amanhã (15), às 13h, na Rádio Universitária FM, na frequência 99.9 mHz e no site.

Toda quinta-feira, às 17h, há episódio inédito do Conexão UFPE no Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Amazon Music e Mixcloud. Acesse os canais e ouça todos os programas quando e onde quiser.

Mixcloud
Deezer