Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Complicações neurológicas em decorrência da covid-19 e a importância de se aliar pesquisa com assistência são debatidas em webinar do Lika

Convidados foram os professores Kleiton Borges e João Ricardo Mendes (UFPE e Lika)

Da assessoria do Lika

Complicações neurológicas em decorrência da covid-19, a importância da pesquisa aliada à assistência aos pacientes, e a necessidade de se melhorar o arsenal de diagnóstico para a doença foram alguns dos principais pontos abordados durante o webinar promovido pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE na última sexta-feira (27).

De acordo com o neurologista e pesquisador do Lika Kleiton Borges, trata-se de um vírus novo, de consequências sistêmicas e que pode determinar em várias complicações neurológicas. “O problema do vírus é que além da sua agressão direta, também existe o perfil inflamatório que ele determina, a desregulação autoimune que é tão grave quanto a infecção direta dele. Essas complicações podem acontecer durante ou após a infecção, surgindo dias ou semanas depois, podendo acometer ainda aqueles pacientes que estão em internamentos prolongados”, explicou.

Dentre essas complicações neurológicas, Kleiton Borges esclareceu que existe uma gama delas e alguns pacientes vistos na prática apresentaram quadros como os de neuropatias (doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar a sensibilidade e movimentos), mielites (inflamações na medula espinhal), encefalomielite (doença inflamatória difusa do sistema nervoso central) e a mielopatia (doença que compromete a medula espinhal) pós-infecção pela covid-19.

Com a prevalência da doença, foi possível melhorar o arsenal de diagnósticos, mas, o neurologista afirmou que sente falta de testar mais o líquor – líquido produzido nas cavidades localizadas no interior do cérebro com função de proteger o sistema nervoso central – dos pacientes que chegam nas unidades de saúde. “Estamos falando de uma patologia inflamatória, viral e na prática não se tem um teste padronizado para o líquor. Já que a doença apresenta um neurotropismo e esse líquido banha o cérebro, por que não testar? Poderíamos melhorar isso do ponto de vista prático. Precisamos discutir esses aspectos e alertar a sociedade porque é preciso se antecipar, estar à frente do problema”, constatou.

Ele também ressaltou a importância de não separar a pesquisa da assistência. “A covid está nos mostrando que além das complicações nefastas em relação à população, quando juntamos assistência com pesquisa temos um melhor desfecho. Apesar dos problemas trazidos pela pandemia, vai ficar mais claro para a população que a pesquisa é fundamental” reforçou.

IMUNIDADE E SAÚDE MENTAL – Conforme explicou o professor de Psiquiatria da UFPE e também pesquisador do Lika João Ricardo Mendes existe uma relação entre imunidade e saúde mental e diversos fatores podem levar ao adoecimento como a violência psicológica, física, situações de assédio, fatores econômicos, dentre
outros. “É óbvio que as doenças mentais já existiam, mas, elas foram potencializadas pela pandemia. Vivemos um período bastante estressor e isso aumentou e gerou de forma mais rápida os adoecimentos mentais”, afirmou. 

João Ricardo Mendes também chamou atenção para a importância dos profissionais observarem o paciente com mais cuidado e ter um olhar para além da covid-19. “Precisamos ter uma visão mais integral do paciente porque as pessoas não têm ou só terão Covid-19. Existem diversas outras doenças, outros fatores e questões que podem gerar um adoecimento” alertou.

Ele ainda discorreu sobre o legado que a pandemia irá deixar em relação ao aumento de dados e informações sobre a doença decorrentes das pesquisas, a evolução dos métodos utilizados na assistência e no tratamento desses pacientes – como por exemplo os métodos de intubação – além dos incrementos tecnológicos. Por fim, Mendes agradeceu aos profissionais de saúde pelo trabalho prestado frisando que esses profissionais se mantiveram sóbrios durante este momento difícil.

Fecha de la última modificación: 30/08/2021, 18:21