Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Colégio de Aplicação tem seu melhor desempenho na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipes conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze na competição

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve ótimo desempenho na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) , conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. Esta foi a edição em que a escola conquistou mais medalhas. Pernambuco foi o estado com maior número de medalhas do Brasil: foram 17, sendo três de ouro, seis de prata e oito de bronze. O resultado do evento, realizado de forma remota, foi divulgado no domingo (12).

Cada grupo no CAp é composto por três estudantes a partir do 8° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. As equipes foram orientadas pelo professor de História Diego Carvalho da Silva, que vem realizando esse trabalho desde 2018, quando o colégio conquistou a primeira medalha de bronze. “Temos construído uma cultura dentro da escola para engajar os alunos”, conta. A ação tem dado resultado, pois a participação do colégio vem crescendo a cada ano: dos 414 grupos finalistas, 20 eram do Colégio de Aplicação da UFPE.

Para o professor, a conquista reforça a importância do ensino público de qualidade e de estimular a capacidade crítica dos jovens, que obtiveram êxito mesmo com todas as dificuldades do momento da pandemia. “É importantíssimo neste momento de tantos cortes na educação”, destaca. A Olimpíada, que é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), este ano precisou do apoio de uma ação para arrecadar fundos para ser realizada. Tem a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. De acordo com os organizadores, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes este ano. A competição teve início em maio, com a realização de seis fases on-line em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.

ONHB-A - Os organizadores avisam que as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A) , uma versão da competição aberta ao público e que prevê diferentes modalidades de participação, vão até o próximo dia 24. “O objetivo da iniciativa é ampliar o projeto para pessoas que não são vinculadas a instituições de ensino, mas têm interesse em conteúdos sobre História do Brasil e atualidades que são oferecidos na prova da ONHB”, explicam.

Fecha de la última modificación: 14/09/2021, 21:09