Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Centro de Pesquisa Clínica do HC celebra primeiro ano de atuação com evento no próximo dia 13

Programação inclui palestras, apresentação do CPC, exibição de vídeo institucional e homenagem à pesquisadora Lucila Valente

O Centro de Pesquisa Clínica Professor Salomão Kelner do Hospital das Clínicas da UFPE vai celebrar o seu primeiro ano de atividades com evento comemorativo na próxima quarta-feira (13), no Anfiteatro 1 do hospital, a partir das 9h, sendo aberto à comunidade hospitalar, sem necessidade de inscrição. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A presença do CPC traz importantes benefícios, principalmente para os nossos pacientes, mas também para a comunidade acadêmica. Além de permitir acesso a tratamentos inovadores e com melhores resultados, proporciona a melhoria constante nos fluxos assistenciais. O desenvolvimento do CPC permitirá ainda o aumento da colaboração científica do HC com outras instituições nacionais e internacionais, fomentará iniciativas locais de pesquisa e treinará novos pesquisadores”, explica o coordenador do CPC e chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HC, Glauber Leitão, que fará a apresentação sobre o Centro, incluindo a exibição de um vídeo institucional.

O CPC é o responsável por incentivar e gerenciar a pesquisa clínica no HC oferecendo a oportunidade de acesso a terapias, tratamentos e medicamentos inovadores aos pacientes participantes dos estudos. “O remédio que eu estou tomando nesse estudo aqui no hospital é um milagre de Deus na minha vida: minha pressão está regulada; meus exames agora dão tudo direitinho; meu colesterol está regulado; a função dos meus rins dava alterada, mas agora está tudo certinho”, relata o paciente Kaíque Paulino da Silva, de 30 anos, que trata uma glomerulonefrite no hospital-escola, desde os 13.

O evento terá como convidados o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli; o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) e ex-superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos; o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Roitberg, que ministrará a palestra “A pesquisa na Rede Ebserh”, de forma remota, entre outros.

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, destaca que o Centro de Pesquisa Clínica compõe um dos pilares essenciais do hospital impulsionando a atividade acadêmica. “O CPC fortalece a nossa pesquisa e, por consequência, contribui para o avanço da Inovação em Saúde integrando os estudos científicos com os cuidados clínicos de alta qualidade a que o hospital se propõe”, salienta o gestor.

O evento também vai homenagear a pesquisadora, professora e coordenadora da Área Assistencial de Nefrologia do HC, Lucila Valente. Além disso, haverá a palestra “Boas práticas em comunicação científica na pesquisa clínica”, que será ministrada pela pesquisadora Karen Santos-d'Amorim, doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE, com período sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid.

Karen tem especialização em Gestão de Projetos e seus interesses de pesquisa versam sobre estudos métricos da informação (bibliometria, cientometria, altmetria e cibermetria), integridade em pesquisa (estudos sobre retratação, artigos retratados, indicadores), análise de citação, análise de redes sociais (com foco no comportamento da informação em ambientes on-line), comunicação científica e estudos sobre desinformação.

Localizado no 3° andar (na área do antigo Curso Médico), o CPC conta com estrutura física própria (com recepção e salas para atendimento, para coleta de exames e para reuniões e monitoria), equipamentos atualizados (como centrífuga, ultra freezer -20°C e -80°C, computadores, entre outros) e equipe dedicada, o que atende às exigências regulatórias nacionais e internacionais para a condução dos estudos. Também presta todo o suporte para garantir o seguimento dos rigorosos protocolos dos estudos clínicos e das boas práticas clínicas.

Fecha de la última modificación: 11/12/2023, 15:38