Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Central de Telemonitoramento Clínico (CTC Covid) da UFPE completa um ano realizando mais de 10 mil atendimentos

Foram 5.250 teleconsultas por vídeo, 3.680 teleorientações por chat e 1.327 telediagnósticos

O projeto Central de Telemonitoramento Clínico (CTC) da Universidade Federal de Pernambuco, completa neste mês de março um ano. A CTC é coordenada pelo Núcleo de Telessaúde (Nutes), em parceria com o Hospital das Clínicas/Ebserh e a empresa TiSaúde. A estratégia utiliza a internet para oferecer atendimento em saúde à população, contribuindo para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
 
No período de abril de 2020 a fevereiro de 2021, foram realizadas mais de 10 mil atendimentos virtuais, dentre estes, 5.250 teleconsultas por vídeo, 3.680 teleorientações por chat e 1.327 telediagnósticos (parceria do projeto RedeNutes financiado pelo Ministério da Saúde). As especialidades mais buscadas foram Covid-19 e gripe (36% das teleconsultas) e Saúde Mental (Psicologia, Psiquiatria, Acolhimento Psicológico), também representando 36% das teleconsultas realizadas. Os pacientes atendidos estão localizados em 185 cidades do estado de Pernambuco e em cidades nos demais estados do país.
 
O atendimento por teleconsultas ocorre de forma simples e prática: primeiramente, é necessário fazer o cadastro do paciente a ser atendido; em seguida, deve agendar o atendimento, e, na data e hora agendadas, as teleconsultas serão realizadas por videoconferência, ou seja, os profissionais da saúde atendem os pacientes em tempo real, registram todo o histórico no prontuário eletrônico e enviam as prescrições digitais para o paciente. Se o paciente for uma criança ou adulto dependente de responsável, deve estar acompanhado do responsável no momento da teleconsulta.
 
Além das teleconsultas, a população conta com um atendimento rápido por chat (teleorientação) no mesmo site, em que os profissionais de saúde fornecem orientações para os pacientes que sentem sintomas gripais ou da Covid-19, ou buscam informações gerais relacionadas à Covid-19 e outras comorbidades.
 
A coordenadora do projeto, Magdala de Araújo Novaes, professora do Centro de Ciências Médicas (CCM) e chefe da Unidade de e-Saúde do HC, destaca a importância desta ação humanitária de atendimento remoto, uma vez que as pessoas estão com o acesso limitado aos serviços tradicionais de saúde por conta das medidas de distanciamento social. A telessaúde ampliou o acesso à saúde, chegando até as pessoas onde quer que elas estejam, e ajuda a salvar vidas.
 
A enfermeira chefe do serviço de teleassistência do Nutes, Keilla Melo, atuou na implantação da CTC logo no início da pandemia da Covid-19. A rápida estruturação do serviço com apoio de voluntários das áreas de tecnologia da informação e saúde fez a diferença na vida de muita gente naquele momento de pouco conhecimento sobre a doença. Atualmente, Aracele Cavalcanti, enfermeira-chefe da CTC, explica que o “acesso e acolhimento rápido às pessoas salvou muitas vidas, pois a pandemia deixou todos numa situação bastante vulnerável, e muitos não tinham a quem pedir ajuda”. Ela acrescenta que o projeto é “ um passo importante para inserção da Telessaúde na cultura dos profissionais de saúde e da população”'.
 
O estabelecimento de um comitê clínico, composto por médicos e enfermeiras, foi fundamental para estruturar o atendimento on-line baseado nas melhores práticas e evidências científicas. Este comitê foi composto pelas enfermeiras Keilla Melo, Aracele Cavalcanti, Frederico Jorge Ribeiro (cardiologista e intensivista), Luiz Cláudio Arraes (infectologista), Vitor Lima Barreto (médico de família).
 
Saiba como acessar
Faça o cadastro do paciente e selecione o serviço: Falar agora (chat) ou Agende a Teleconsulta.
As teleorientações (atendimento por chat) funcionam de segunda a sexta (exceto feriados) das 10h às 15h.
As teleconsultas são realizadas às segundas-feiras das 14h às 17h e às quartas-feiras das 14 às 17h (exceto feriados).
 
Mais informações
(81) 2126.3910 (telefone e Whatsapp)
Fecha de la última modificación: 26/03/2021, 17:11