Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Campanha da Editora UFPE divulga livro eletrônico sobre projeto inovador em educação

Publicação digital aborda experiências de comunidade de prática formada com apoio do Hub Educat UFPE e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A “E-books para todos”, campanha de incentivo à leitura da Editora UFPE, acaba de completar quatro meses e apresenta, nesta semana, como sugestão de download gratuito, a obra “Comunidade Scratch Recife: uma comunidade de prática”. Organizada por Gleize Cristina França de Barros, Maria Auxiliadora Soares Padilha, Marcos Alexandre de Melo Barros e Simone Rodrigues Laureano, a publicação aborda contribuições de membros de uma comunidade de compartilhamento de ações pedagógicas em favor da chamada Aprendizagem Criativa, formada, no Recife, com base na ferramenta Scratch e com apoio do Hub Educat UFPE e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

A Comunidade Scratch Recife é um projeto que nasceu no período da pandemia de covid-19, num cenário de aulas síncronas, no qual a maioria dos estudantes só tinha como opção as aulas remotas da escola, sem a possibilidade de aprender e explorar outros espaços de aprendizagem. Nesse período atípico de aulas remotas, muitas formações sobre ferramentas tecnológicas e aplicativos educacionais foram oferecidas aos professores, mas os estudantes não puderam dispor da mesma oferta. Um dos objetivos principais da comunidade, nesse sentido, é preencher essa lacuna, através da integração de alunos através de propostas didáticas mais criativas, em um ambiente educacional norteado pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

A Comunidade Scratch, uma ideia difundida mundo afora pela própria plataforma criada por Mitchel Resnick, objetiva criar, de forma on-line e interativa, grupos de estudo de programação para crianças e adolescentes. Em sua abordagem, destaca-se que todas as fases do aprendizado deveriam ser como o jardim de infância, tendo como propósito básico desenvolver tecnologias a fim de promover a criatividade de crianças e jovens.

A Comunidade Scratch Recife surgiu no segundo semestre de 2020 com a proposta inovadora de promover a colaboração de graduandos e pós-graduandos da universidade pública com estudantes, famílias, professores e gestores do ensino básico, público e privado. O próprio formato de comunidade de prática, no ensino básico público, também é inovador e promove o aprendizado em pares, por intermédio de articuladores, curadores e mentores voluntários.

O e-book “Comunidade Scratch Recife: uma comunidade de prática” possui dez capítulos, ao longo dos quais os autores abordam, entre outros tópicos, o aprendizado de habilidades maker no contexto de isolamento social, a educação 5.0 no contexto da pandemia, o incentivo ao raciocínio lógico através do uso da linguagem de programação no Scratch, a criação de jogos e animações no Scratch, a possibilidade de ensinar programação, mesmo a distância, e relatos de experiências de uso do Scratch na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental.

Fecha de la última modificación: 03/08/2021, 16:55