Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Abertas inscrições para II Seminário de Imersão “A graduação da UFPE e a pandemia: o estudante no contexto do ensino remoto”
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Abertas inscrições para II Seminário de Imersão “A graduação da UFPE e a pandemia: o estudante no contexto do ensino remoto”
A iniciativa visa introduzir o estudante nas questões básicas pertinentes ao ensino remoto
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread), realiza, amanhã (21), o II Seminário de Imersão “A graduação da UFPE e a pandemia: o estudante no contexto do ensino remoto”. A iniciativa visa introduzir o estudante de graduação matriculado no Semestre Letivo Suplementar 2020.3 nas questões básicas pertinentes ao ensino remoto na Universidade no contexto da pandemia.
As inscrições vão estar disponíveis no Siga. A participação no evento confere certificado ao aluno. Esse é o segundo evento com esse caráter formativo voltado à comunidade acadêmica. O primeiro, realizado no dia 13 deste mês, teve como público-alvo os servidores.
Programação
II Seminário de Imersão – A graduação da UFPE e a pandemia: o estudante no contexto do ensino remoto
9h às 9h30 – Mesa de abertura
Reitor Alfredo Gomes
Vice-reitor Moacyr Cunha de Araújo Filho
Pró-reitora para Assuntos Acadêmicos Magna do Carmo Silva (Prograd)
Pró-reitor para Assuntos Estudantis Fernando José do Nascimento (Proaes)
9h30 – Contadora de Histórias Renata Holanda
9h35 às 11h30 – Mesa 1 – Ensino remoto: que bicho é esse?
Professor Marcos Barros – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (CAA)
Jessiklécia Josinalva de Siqueira (Projeto MultipliCAA UFPE), José Lucas Fialho Belém (Projeto Drops UFPE), Bruno Basilio Cardoso de Lima (Projeto Seminário Integrativo UFPE CAA), Bruna de Freitas Brito (Projeto Ciclo de Palestras Encantando UFPE) – mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (CAA)
Coordenação: professora Vera Facundes, Coordenação de Apoio Acadêmico
11h30 às 12h – Mesa 2: Guias para o ensino remoto: acessibilidade e processos de aprendizagem 1
Guia do Estudante – Cássia Fernanda de Oliveira Costa
Coordenação: professora Orquidea Maria de Souza Guimarães Paulino, coordenadora de Acompanhamento de Atividades Docentes
14h às 15:30 – Mesa 3: Guias para o ensino remoto: acessibilidade e processos de aprendizagem 2
Manual de Acessibilidade – Antônio Carlos Cardoso e Irany Cristina Gonçalves da Silva (Núcleo de Acessibilidade – Nace)
Manual da Spread – Patricia Smith Cavalcante (Spread)
Coordenação: professora Fernanda Maria Ribeiro Alencar, diretora de Finanças e Infraestrutura de Graduação
15h30 às 16h30 – Mesa 4: O que é ser estudante no ensino remoto?
Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec)
Dicas de como se organizar para estudar remotamente – Paula Levay
Dicas para criar seu repositório on-line de materiais das aulas e como enviar tarefas e solicitar auxílio assíncrono do professor – Jaime Cavalcanti
Dicas de como abrir grupos e desenvolver trabalho em grupo on-line – José Antônio Bezerra de Oliveira
Coordenação: professora Roseane Patricia de Souza e Silva, diretora de Desenvolvimento do Ensino
16h30 às 17h – Encerramento – diretora de Gestão Acadêmica, professora Kátia Cunha