Publicador de contenidos Publicador de contenidos

28ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências acontece na UFPE

Sessão será realizada no dia 14 de setembro no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)

A 28ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências (ABC) será realizada no dia 14 de setembro no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, no Campus Recife. A sessão acontecerá em dois turnos, com abertura prevista para as 8h45. A entrada é franca. É aconselhável fazer uma pré-inscrição pelo e-mail lab.neglabise.2011@gmail.com ou pelos telefones (81) 2126.8242 e (81) 2126.8243 (falar com Gerlany Andrade Lins, do Labise-UFPE).

Os coordenadores são o professor Alcides Nóbrega Sial (Departamento de Geologia/UFPE) e a professora Valderez Pinto Ferreira (Departamento de Geologia/UFPE). A sessão será multidisciplinar (dez palestras), abrangendo Saúde, Física, Química, Geologia, Geoquímica, Oceanografia e Computação.

Entre os palestrantes, vários estão pela primeira vez  proferindo palestra dentro da série de sessões da ABC no Recife. A variedade de temas faz despertar o interesse de uma ampla faixa da comunidade científica, incluindo professores, profissionais, pós-graduandos e graduandos. Será emitido certificado de participação para quem acompanhar todas as palestras.

Manhã

8h: Credenciamento

8h45–9h: Abertura

9h–9h50: Síndrome congênita do Zika e resultado das pesquisas epidemiológicas

Celina Maria Turchi Martelli, Grupo de Pesquisa Merg, Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz-Pernambuco, Recife

9h50–10h40: Mobilizando conhecimento para geração de riqueza por meio da inovação

Nivio Ziviani, Departamento de Ciência da Computação, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais

10h40–11h: Intervalo (coffee break)

11h00–11h30: Arquivos paleoclimáticos com base em corais: o que a geoquímica pode revelar sobre as mudanças climáticas atuais?

Natan Silva Pereira, Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Paulo Afonso, Bahia

11h30–12h: Fitoplâncton calcificado: passado, presente e futuro

Marius Nils Müller, Departamento de Oceanografia, CTG-UFPE, Recife, Pernambuco

12h–14h: Intervalo

Tarde

14h–14h30: Estratigrafia isotópica de basaltos baixo-Ti da Província Paraná e o papel da contaminação crustal

Carla Barreto, Departamento de Geologia, UFPE, Recife, Pernambuco

14h30–15h: O homem e o meio ambiente: polêmica sobre o Antropoceno

Ramsés Capilla, Cenpes-Petrobras, Rio de Janeiro, RJ

15h–15h30: Admirável mundo novo das publicações – conflitos da ética científica?

Alexander Kellner, Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

15h30–16h: Intervalo (coffee break)

16h–16h30: Lasers Aleatórios: excelentes plataformas para pesquisas interdisciplinares

Cid Bartolomeu de Araújo, Departamento de Física, CCEN, UFPE, Recife, PE