Asset Publisher Asset Publisher

Back

UAB UFPE realiza reuniões estratégicas para articulação das ações previstas no Edital nº 25/2023 da CAPES

(direita para esquerda) A coordenadora de Tutoria UAB/UFPE, Lígia Galindo, a vice-presidente do ForUAB-PE, Lyedja Symea, o secretário geral da SPREAD, Wellinson Vaz, o coordenador geral da UAB/UFPE, Francisco Kennedy, e o presidente do ForUAB-PE, Wantuir Queiroz. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

Nesta semana, a Coordenação Geral da UAB na Universidade Federal de Pernambuco, juntamente com a Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), iniciou o processo de articulação para discutir a publicação do Edital nº 25/2023 da CAPES, voltado a instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizada no dia 25 de setembro de 2023. Por meio do documento, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abrem a oferta de 290 mil vagas de cursos da modalidade a distância, tanto de graduação quanto de especialização lato sensu, além de cursos na área tecnológica.

O Edital, que prioriza a reoferta e a expansão de cursos de licenciatura (mínimo de 50% das vagas propostas), mas também abre vagas para novos cursos tecnológicos e especializações, dispõe para a UFPE 2.100 vagas previstas para os cursos de licenciatura, 300 vagas para bacharelado e tecnológicos e 900 vagas de especialização tanto para formação de professores quanto para agentes públicos e, ainda, desenvolvimento econômico social e regional. 

Na terça-feira (26), o coordenador geral da UAB/UFPE, professor Francisco Kennedy, o coordenador adjunto, professor André Felippe, e o secretário geral da SPREAD, Wellinson Vaz, se reuniram com os coordenadores dos seis cursos de graduação a distância: Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Geografia, Letras - Língua Espanhola, Matemática e História, e das duas especializações: Ensino de Ciências e Matemática, e Inovação e Tendências Educacionais.

O coordenador geral da UAB/UFPE, Francisco Kennedy, e o secretário geral da SPREAD, Wellinson Vaz, reunidos com os coordenadores de cursos EAD UFPE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

Já no dia seguinte, 27 de setembro, o encontro foi com a presidência do Fórum de Coordenadores de Polos UAB-PE, representada pelo presidente do ForUAB-PE, Wantuir Queiroz (coordenador do Polo Santa Cruz do Capibaribe), e a vice-presidente do ForUAB-PE, Lyedja Symea (coordenadora do Polo Tabira). Na ocasião, também esteve presente a coordenadora de Tutoria UAB/UFPE, professora Lígia Galindo. 

Coordenação Geral da UAB/UFPE e a SPREAD durante reunião com a presidência do ForUAB-PE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

A UAB/UFPE tem trabalhado significativamente para expandir e interiorizar a oferta pública de cursos de ensino superior na modalidade a distância no Estado. Segundo o coordenador geral da UAB/UFPE, professor Francisco Kennedy, a publicação desse novo edital reafirma o compromisso público da CAPES com a formação de professores e a garantia e continuidade de uma oferta de educação a distância pública de qualidade. “Uma educação que alcance aqueles que ainda não podem ter acesso ao ensino superior. A UFPE cumpre seu papel de inserção social e contribui de maneira exemplar em seus esforços para garantir uma formação de qualidade em Pernambuco”, pontuou.

O Coordenador geral da UAB/UFPE destaca que, os mecanismos de adesão e seleção de novas propostas estão sendo discutidos pela Coordenação geral da UAB/UFPE e a SPREAD para posterior articulação com os centros e departamentos da Universidade, conforme demanda sinalizada pelo ForUAB-PE.

Para o secretário geral da SPREAD, Wellinson Vaz, as reuniões de articulação são fundamentais para que a proposta de oferta dos cursos a distância seja ancorada em um diagnóstico coletivo das necessidades de formação nas mais diversas regiões do estado. “A UFPE garante que a expansão da educação a distância esteja sempre apoiada nos valores norteadores da universidade pública que é ofertar educação gratuita de excelência, amparada na indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação, buscando ampliar a democratização do acesso ao ensino superior público e de qualidade”, enfatizou. 

A adesão aos cursos, a solicitação de novos cursos, via SisUAB, e a atualização de dados referentes aos Polos devem ser realizadas até 30 de novembro de 2023. As propostas serão recebidas pelo Sistema Integrado da CAPES (Sicapes), de 8 de janeiro de 2024 a 9 de fevereiro de 2024. Segundo o MEC e a CAPES, os cursos propostos devem pertencer a três áreas específicas: formação de professores e demais profissionais da educação básica, com vagas em licenciaturas e especializações; formação de agentes públicos e, ainda, desenvolvimento econômico social e regional, com vagas em cursos de bacharelado, tecnológicos e especializações.

As turmas da nova oferta da CAPES devem ser implementadas em Polos de Educação a Distância no período de julho de 2024 a dezembro de 2026.

 

Mais informações
UAB UFPE: coord.uab.ead@ufpe.br

 

Redação e Fotos: Danielle Lins - comunicadora social 
Revisão: Jade Oliveira
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead