Asset Publisher Asset Publisher

Back

SPREAD UFPE lança Edital para seleção de assistente à docência nos Polos associados de Caruaru e Vitória de Santo Antão

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada de forma on-line, através de formulário eletrônico, no período entre 18 de julho a 04 de agosto de 2023

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), divulga o edital do Processo Seletivo para formação de Cadastro Reserva de bolsistas Assistente à Docência para os Polos Associados de Apoio Presencial de Caruaru e Vitória de Santo Antão, em parceria com as diretorias dos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA).

São ofertadas duas vagas, uma vaga por polo, e os requisitos para se candidatar são: ser portador de diploma de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação; possuir experiência profissional em Educação a Distância; ter experiência mínima de um ano no magistério na   educação básica ou superior; residir no município do polo para o qual pleiteia a vaga ou próximo a ele; e destinar, diariamente, no mínimo um turno de atividades pedagógicas no polo, priorizando os horários de maior fluxo de alunos.

Entre as atribuições do assistente à docência estão: trabalhar de forma integrada e colaborativa com a coordenação do polo; apoiar as ações gerenciais da CAPES e ações acadêmicas das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que atuem no polo; conhecer a estrutura de funcionamento do polo e das IPES que nele atuam; dialogar com alunos, tutores e coordenadores de polo para desenvolver ações que visem estimular a frequência dos alunos no polo e outras ações que possam contribuir para a redução da evasão; e acompanhar o desempenho da tutoria do curso no polo.

Inscrição

As inscrições acontecem no período de 18 de julho a 04 agosto, realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site da EAD UFPE, na seção Editais (clique aqui), e anexar a documentação comprobatória solicitada no Edital, no momento da inscrição. 

O Resultado Final será divulgado no dia 21 de agosto de 2023, no site da EAD UFPE.

 

Polo associado Caruaru - CAA
O Polo Associado Caruaru foi fundado no segundo semestre de 2018, junto com o Polo Associado Vitória, quando a UFPE participou do Edital Capes - Universidade Aberta do Brasil/2018-2022. Buscando processos de interiorização da Universidade, bem como reforçar os novos centros da UFPE, CAA e CAV, foram implantados os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Letras-Português e, pela primeira vez na UFPE, o curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Os vestibulares dos cursos elencados apenas ocorreram na primeira gestão do reitor Alfredo Gomes, quando a atual Coordenação da SPREAD-UAB tomou posse, a partir de abril de 2021.

Polo associado Vitória de Santo Antão - CAV
Em funcionamento desde agosto de 2006, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, é vinculado ao sistema de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco, e está estruturado em cinco núcleos de conhecimento: Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva. Através da modalidade de Ensino a Distância da UFPE, o Centro opera também como Polo de apoio presencial associado de Vitória com a oferta dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Letras - Língua Portuguesa, e a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Pós-Graduação Lato Sensu). No último Edital Capes 2022-2025 foram aprovados mais dois cursos EAD UAB para o Polo: Licenciatura em História e Licenciatura em Educação Física.

 

Mais informações
SPREAD: spread@ufpe.br 



Redação: Danielle Lins - comunicadora social (DRT 0005915/PE) 
Revisão: Jade Oliveira
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

 

Date of last modification: 03/08/2023, 14:51