Asset Publisher Asset Publisher

Back

Integrantes da SPREAD acompanham visita técnica da Capes ao Polo associado de Vitória

Além de Vitória de Santo Antão, outros Polos de apoio presencial como Limoeiro, Recife e Gravatá também estão inclusos na agenda de visitas da Capes em Pernambuco

Integrantes da SPREAD juntamente com representantes do CAV, da Capes e dos Polos UAB-PE. Foto: Núcleo de Comunicação EAD-UFPE

A equipe da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) juntamente com a Coordenação Geral da UAB-UFPE, representada pelo secretário geral, professor Alberto Poza, do coordenador geral UAB, professor Francisco Kennedy, da coordenadora administrativa Claudyvanne Santos, do coordenador pedagógico Wellinson Vaz e da comunicadora social Danielle Lins, acompanhou a visita técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada no Polo associado EAD de Vitória, localizado no Centro Acadêmico de Vitória - CAV da UFPE, na última quarta-feira (31).  

Recebidos pelo diretor do CAV, prof. José Eduardo Garcia, o vice-diretor, prof. José Antônio dos Santos, a supervisora da Unidade Setorial de Graduação do CAV, profª. Florisbela Campos, o coordenador do Polo EAD Vitória, prof. Augusto Cesar Santiago, o prof. do curso de Educação Física, Haroldo Moraes, e a supervisora da Unidade Setorial de Educação Aberta e Digital, Simara Lopes; a comitiva da SPREAD e o coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Alexandre Póvoa, acompanhado da coordenadora estadual de Polos UAB, Vera Soares, se reuniram para tratar das questões de infraestrutura, inovação, ensino e analisar as atividades do Polo.

Na ocasião, o Diretor do CAV abriu a mesa de diálogo enfatizando que a partir da gestão do professor Poza foi possível trazer o EAD para o CAV. Por sua vez, o Secretário geral da SPREAD fez uma introdução sobre o trabalho desenvolvido no ensino a distância da UFPE frisando que “a preocupação das gestões anteriores era de expandir a interiorização dos Polos de apoio nos centros acadêmicos da Universidade; além disso, o compromisso da atual gestão é a implementação e o aprimoramento dos Polos, bem como o desenvolvimento da Modalidade a Distância na UFPE não apenas nos cursos do Programa UAB, mas também em outros cursos de graduação fora do Programa”. Na sequência, o Coordenador geral da UAB na UFPE reforçou que "não adianta apenas expandir, sem qualidade, nós temos a preocupação institucional de ofertar os nossos cursos com responsabilidade”. 

Em seguida, a Coordenadora estadual de Polos UAB fez suas observações voltadas à participação e atuação da UFPE nos Polos, enaltecendo a atual gestão da SPREAD. A Supervisora da Unidade Setorial de Educação Aberta e Digital apontou as demandas para oferta de cursos: "a intenção não é só trazer curso, mas compreender todo o processo que a Capes oferece para ofertarmos cursos que atendam as necessidades do município”. Por fim, o Coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes explicou a importância de estar in loco nos Polos UAB: “ver de perto a fragilidade dos Polos para entender as realidades e como adequar nossas regras do sistema para atender a essas realidades. A partir dessas visitas estamos melhorando e aperfeiçoando cada vez mais”.

Durante a visita de monitoramento presencial nas instalações do Polo associado, a Capes vistoriou os espaços para verificar a estrutura e a funcionalidade do Centro Acadêmico como as salas de biblioteca, de reuniões, laboratórios, salas de ensino, salas de inovação para videoconferência e de tutores, e obter uma percepção mais clara do funcionamento e atendimento do Polo associado nessa modalidade de ensino em prol dos estudantes. 

CAV
Em funcionamento desde agosto de 2006, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, é vinculado ao sistema de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco, e está estruturado em cinco núcleos de conhecimento: Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva. Através da modalidade de Ensino a Distância da UFPE, o Centro opera também como Polo de apoio presencial associado de Vitória com a oferta dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Letras - Língua Portuguesa, e a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Pós-Graduação Lato Sensu). No último Edital Capes 2022-2025 foram aprovados mais dois cursos EAD UAB para o Polo: Licenciatura em História e Licenciatura em Educação Física.

Mais informações
SPREAD: spread@ufpe.br 
Coordenação UAB-UFPE: coord.uab.ead@ufpe.br  
Polo associado Vitória: eadcienciasbiologicas@ufpe.br 



Redação: Danielle Lins - Comunicadora social
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

Date of last modification: 09/09/2022, 09:49