Events Events

Back

Pós em Serviço Social promove defesa de dissertação esta sexta-feira (27)

A defesa acontecerá a partir das 9h30, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFPE realiza nesta sexta-feira (27) a defesa da dissertação “Ruy Mauro Marini, um resgate histórico-teórico-militante: estudo comparativo e análise da evolução das categorias dependência, superexploração da força de trabalho e subimperialismo em sua obra”. O trabalho, desenvolvido pelo mestrando Jonathan Faria e orientado pelo professor Marco Antônio Mondaini de Souza (PPGSS-UFPE), será defendido às 9h30, através da plataforma Google Meet. 

A banca examinadora será composta pela professora Evelyne Medeiros Pereira (DSS-UFPE) e pelo professor David Wallace Cavalcante da Silva (Departamento de Pós-Graduação em Ciência Política-Unicap). As suplentes da defesa são as professoras Ana Cristina de Souza Vieira (PPGSS-UFPE) e Valeria Nepomuceno Teles de Mendonça (DSS-UFPE).

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender a evolução da categoria dependência, superexploração da força de trabalho e subimperialismo ao longo da produção intelectual de Ruy Mauro Marini. Para dar conta deste processo, iniciamos a pesquisa com um resgate histórico da vida, militância e produção intelectual deste autor, que é um dos principais nomes da Teoria Marxista da Dependência. Com base neste resgate histórico, na pesquisa no acervo de suas obras do portal da Universidade Autônoma do México (Unam) e de materiais publicados no Brasil, selecionamos alguns materiais que representam boa parte dos principais textos que abordam as categorias que pretendemos analisar. A partir deste resgate histórico, realizamos o recorte das análises do autor em dois momentos. O primeiro, através das obras Subdesenvolvimento e Revolução e Dialética da Dependência, representa uma fase de consolidação e síntese da base teórica das categorias estudadas. Em seguida, selecionamos alguns textos que representam uma evolução, manutenção ou mudança da determinação das categorias estudadas na década de 1970 e, pontualmente, mas mantendo a representatividade dos respectivos períodos, nas décadas de 1980 e 1990. Com base nessas análises, percebemos que as categorias estudadas, ao longo da vida de Marini, vão se complexificando na medida em que esta vai se saturando de determinações e ao passo do desenvolvimento econômico da época. Percebemos também como que estas três categorias estão intimamente ligadas entre si e como estas são frutos de um esforço em apreender teoricamente a formação socioeconômica e o desenvolvimento capitalista na América Latina e, em especial, no Brasil. Por fim, ao fazer o resgate histórico da vida do autor e do contexto em que cada uma das obras se situa, pudemos observar o quão intimamente sua vida teórica e profissional esteve ligada com a sua militância e com a necessidade da revolução enquanto um instrumento de emancipação da classe trabalhadora.

Date of last modification: 25/11/2020, 17:09