Events Events

Back

Pós em Computação tem defesa de dissertação de mestrado na manhã desta quinta-feira (8)

Apresentação terá início às 9h30 e será transmitida pela plataforma Google Meet

Nesta quinta-feira (8), o estudante Rafael Lucian Martins de Lima irá defender sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPE. O evento terá início às 9h30 e acontecerá de forma totalmente on-line através da plataforma Google Meet. Os interessados em assistir à apresentação devem enviar e-mail solicitando acesso para o aluno em rlml@cin.ufpe.br.

Com título “Cálculo da Eficiência Energética de uma Residência Idealizada Segundo o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) através de Simulação”, o trabalho contou com orientação de Ricardo Massa Ferreira Lima, vinculado ao Centro de Informática (CIn) da instituição. Além de Ricardo Massa, também participarão da banca avaliadora os professores Abel Guilhermino da Silva Filho (UFPE/CIn) e Meuse Nogueira de Oliveira Júnior (IFPE/Departamento Acadêmico de Controle de Sistemas Eletrônicos).

Resumo

Eficiência energética das residências é um tema de bastante importância em diversos países. A sua modelagem tem a função de estabelecer a melhor estrutura de consumo de energia para países desenvolvidos ou ainda em desenvolvimento (Popkova; Sergi, 2021). O melhor meio de medir essa eficiência é o cálculo através das normas disponibilizadas por cada país. O presente trabalho de pesquisa pretende calcular a eficiência energética através de um simulador, de uma residência modelo em diferentes concelhos de Portugal. O Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios Habitacionais traz um conjunto de normas e coeficientes de referência que ajudam a criar valores mínimos admissíveis para alcançar uma boa eficiência segundo a norma. A criação de um simulador teve como objetivo automatizar a realização dos cálculos de eficiência energética e acelerar o processo de obtenção da etiqueta energética. Esse simulador recebe um arquivo de texto de entrada e retorna outro arquivo de texto com a eficiência energética calculada e a sua respectiva etiqueta. A residência idealizada foi utilizada em cinco concelhos diferentes de Portugal e sua eficiência foi calculada para verificar se apenas utilizando os valores de referência ótimos sugeridos pelas normas, a residência consegue ter uma boa classificação energética em todos os concelhos de Portugal avaliados. Essa classe energética pode variar de A+ até F, sendo A+ a melhor classe possível e F a pior, segundo a norma. Fatores como necessidades de energia para arrefecer ou aquecer o ambiente, mas também para produção de água quente sanitária influenciam a obtenção da etiqueta. O estudo de caso realizado nesta dissertação demonstrou que, mesmo utilizando os valores de referência para o coeficiente de transmissão térmica, a residência modelo não obteve a maior classificação energética. Tal resultado permite concluir que, para obter uma melhor eficiência energética, outros fatores devem ser considerados como, por exemplo, as condições climáticas de cada concelho e a orientação solar da construção.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE
(81) 2126.8430

contato@cin.ufpe.br 

Date of last modification: 06/04/2021, 17:41