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Mestranda em Computação apresenta dissertação sobre gestão do conhecimento em TI

A apresentação, que ocorrerá às 15h no auditório do Centro de Informática (CIn)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE vai promover, amanhã (6), a defesa da dissertação de mestrado profissional de autoria da aluna Karina Moreira Azevedo, com o titulo “Avaliação das práticas de gestão do conhecimento em setores de tecnologia de Instituições Públicas de Ensino Técnico e Superior”. A apresentação, que ocorrerá às 15h no auditório do Centro de Informática (CIn), contará com uma banca examinadora composta pelos professores Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (orientadora), Hermano Perrelli de Moura (CIn/UFPE) e Heremita Brasileiro Lira (IFPB).

Resumo

O aumento de sistemas de informação integrados estreitou as fronteiras organizacionais, interligando setores e facilitando a troca de conhecimentos. Neste cenário, o profissional de Tecnologia da Informação passou a ser cada vez mais exigido, acrescentando em suas tarefas o papel de agente facilitador da Gestão do Conhecimento (GC) para auxiliar na transferência de conhecimento e contribuir com a aprendizagem organizacional. Nestes termos, o presente estudo objetivou avaliar o grau de maturidade da GC na percepção dos profissionais de tecnologia da informação, pertencentes a instituições públicas de Ensino Técnico e Superior, bem como identificar se os profissionais atuantes nesses setores desenvolvem o papel de agentes do conhecimento. Para isto, este trabalho adaptou e estendeu o instrumento de pesquisa do modelo de maturidade chinês de Jin et. al (2013) para torná-lo apto a avaliar equipes de TI de instituições pública de ensino. Após alteração, o instrumento foi validado utilizando-se as técnicas de confiabilidade de teste/reteste, teste de significância do coeficiente de correlação de Spearman e ainda a consistência interna pelo alfa de Cronbach. Constatada a confiabilidade do instrumento pelos métodos estatísticos, passou-se a aplicação do estudo de caso, de abordagem qualitativa, onde o público-alvo foram os profissionais de tecnologia, atuantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). As conclusões desta pesquisa confirmam que o papel de agente do conhecimento é praticado entre a equipe de TI, porém o ambiente não estimula e ainda não reconhece as práticas de gestão do conhecimento. O grau de maturidade da GC na equipe de TI do IFBA encontra-se no “Nível Consciente”, indicando que existe o comportamento de compartilhar o conhecimento entre os membros, porém faltam processos e sistemas que apoiem a GC. Por fim, foram apresentadas diretrizes que fornecem um roteiro para melhorar o nível de maturidade e aperfeiçoar o papel de agente do conhecimento para estes profissionais.

Date of last modification: 05/10/2017, 13:09