Back

Cirurgias complexas realizadas no HC rendem artigo na revista da SBCP

Reconstrução de feridas nos membros inferiores com retalhos de tecido foi o tema da publicação

O Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da UFPE teve o estudo “Reconstrução de feridas complexas de membros inferiores com retalhos fasciocutâneos reversos” publicado no número atual da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O estudo se baseou na reconstrução de feridas de membros inferiores com retalhos de tecidos da própria perna do paciente por meio de cirurgia reparadora. Nove pessoas (oito homens e uma mulher), de 22 a 66 anos, portadoras de lesões complexas nas pernas e pés foram operadas de janeiro de 2012 até junho de 2015, no HC. Em oito delas, o resultado foi satisfatório.

“Essa é uma cirurgia de alto nível de complexidade por não haver muito tecido disponível na perna do paciente, ao contrário de outras regiões do corpo, como o abdômen, por exemplo. É preciso ter uma equipe capacitada e um hospital estruturado para a realização do procedimento, como no caso do Hospital das Clínicas”, explica o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

As lesões desses pacientes foram provocadas por traumas (provocados por quedas de motos), câncer e feridas crônicas. “Primeiro, o paciente trata as infecções das feridas, aqui no HC, isso é realizado em conjunto com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) para, depois, realizar a cirurgia que propicia uma recuperação mais rápida e é importante para cobrir tendões, nervos, ossos e vasos importantes e, assim, evitar que o membro inferior perca sua função”, conclui Rafael Anlicoara.

Date of last modification: 06/07/2017, 13:37