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V Semana Pedagógica será realizada, amanhã (21) e quinta-feira (22), no Centro Acadêmico do Agreste

Podem participar do evento todas as pessoas interessadas nos temas em discussão

A V Semana Pedagógica será realizada, amanhã (21) e quinta-feira (22), das 19h às 22h, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. A programação conta com exposição fotográfica, lançamento de livros, roda de diálogo e minicursos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até às 12h de amanhã (21).

Podem participar do evento todas as pessoas interessadas nos temas em discussão. Os estudantes de Pedagogia do CAA podem se inscrever por meio dos monitores que estão fazendo a divulgação. Já o público externo deve se inscrever por meio de formulário on-line

A V Semana Pedagógica é promovida pelo curso de Pedagogia do CAA, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do CAA, da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFPE e do DA de Pedagogia do CAA Erton Cabral.

Programação 

21 e 22/08

Exposição fotográfica temporária: Sítio Arqueológicos do Agreste em Imagens
Local: Espaço Paulo Freire – Bloco 27

21/08
 
Boas-Vindas aos discentes e docentes 
Percussão Leudo Valença – Secretaria de Educação de Caruaru
Local: Espaço Paulo Freire – Bloco 27 
Horário: 19h

Lançamento de livros 
Coordenação: Conceição Gislane (PPGEduc/UFPE)
Local: Auditório Luiz Gonzaga – Bloco 27
Horário: 20h

1. Avaliação Formativa: pressupostos teóricos e práticos
Janssen Felipe (CAA/UFPE)

2. Educação Diversidades e Culturas
Maria Iveni de Lima Silva – mestranda do PPGEduc/UFPE e Isaías da Silva – mestrando do PPGEduc/UFPE

3. LGBTFOBIA na Educação e a Atuação na Gestão Escolar
Émerson Santos – membro titular do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT e doutorando em Ciências Sociais (UFCG)

4. Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, design, educação
Fernando Azevedo (CAA/UFPE)

Roda de diálogo

De que(al) futuro estamos falando?: os rumos da universidade pública no âmbito das políticas educacionais brasileira
Debatedores: Allene Lage (CAA/UFPE) e Maurício Assuero – secretário-executivo da FADE e docente do CCSA/UFPE 
Coordenação: Alexandre Viana (CAA/UFPE)
Local: Auditório Luiz Gonzaga – Bloco 27
Horário: 20h30

22/08

Minicursos 
Local: Bloco 27/Salas de aulas do curso de Pedagogia 
Horário: 19h 

1 – A Temática Indígena na Escola 
Qualificar a abordagem da temática indígena na escola. O conteúdo programático incluirá: os aspectos básicos sobre histórias e culturas dos povos indígenas; a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da temática na educação básica; e questões teórico-metodológicas fundamentais para o estudo do tema
Ministrante: Sandro Guimarães de Salles (CAA/UFPE)

2 – Direitos Humanos e Cultura de Paz 
Trazer a discussão dos direitos humanos no plano nacional e internacional ao campo da democracia e da inclusão social. A partir da relação entre as concepções clássicas e atuais dos direitos humanos, numa metodologia em que a teoria e a prática se encontram. A partir do debate teórico, trazer elementos para a intervenção pedagógica no cotidiano escolar na relação entre direitos humanos e cultura de Paz. 
Ministrantes: Ana Maria de Barros e Maria Betânia do Nascimento Santiago (CAA/UFPE)

3 – Gênero, Sexualidade e Educação em Tempos de (A)Diversidades 
Discutir gênero e sexualidade no contexto da educação, diante das (a)diversidades contemporâneas. Enquanto construção social, gênero e sexualidade, são abordados na perspectiva das diferenças, com foco na prática pedagógica comprometida com a justiça social. 
Ministrante: Maria do Carmo Gonçalo Santos (CAA/UFPE)

4 – Inclusão Escolar: possibilidades de materialização em educação e artes 
Discutir o papel dos educadores na construção de um trabalho inclusivo a partir do diálogo entre a educação e a arte
Ministrantes: Alexandre Viana Araújo e Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo (CAA/UFPE)

5 – Infância, Currículo e Docência na Educação Infantil
Problematizar questões atuais referentes ao currículo, à docência e à infância, bem como a articulação entre essas dimensões no espaço-tempo da escola
Ministrantes: Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida e Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná (CAA/UFPE)

6 – Metodologia Ativas – Produção de Jogos – Pensamento Computacional 
Desenvolvimento lúdico do pensamento computacional: Variáveis. Logaritmo, Reconhecimento de Padrões, Decomposição. Plano cartesiano, Produção de jogos com Scratch
Ministrante: Anna Rita Sartore (CAA/UFPE)

7 – O Que Envolve o Ensino de Leitura, Interpretação e Produção de Textos na Escola?
Apresentar e refletir sobre os eixos estruturantes do ensino de língua portuguesa a partir das três categorias da enunciação (Discurso, Gênero Textual e Texto) que envolvem as atividades de leitura, interpretação e produção de textos na escola
Ministrante: Cinthya Torres (CAA/UFPE)

8 – O Uso das Narrativas como Dispositivo de (Trans)Formação
Apresentar as potencialidades do uso das narrativas como dispositivo para reflexão e diálogo entre histórias pessoais e sociais, construção de identidade do(a) narrador(a), face aos desafios que se colocam entre o vivido, a memória e o narrado
Ministrante: Jaqueline Barbosa da Silva (CAA/UFPE)

9 – Projeto Político-Pedagógico: contribuições às escolas dos territórios Quilombolas e Campesinos 
Marcos regulatórios que fundamentam os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas; Princípios identitários das escolas Quilombolas e Campesinas; A participação da comunidade na construção do Projeto e seus saberes culturais; Elementos estruturadores dos PPP que expresse as especificidades da comunidade
Ministrantes: Maria Joselma do Nascimento Franco, Mônica Batista da Silva e Maria Edjane Pereira da Silva (CAA/UFPE)

10 – Relações Étnico-Raciais e Diversidade 
Análise de imagens de livros didáticos que tratam de questões relacionadas às relações étnico-raciais e suas implicações na prática docente
Ministrantes: Janssen Felipe da Silva (CAA/UFPE); Aline Renata do Santos – doutoranda do PPGEduc/UFPE; Camila Ferreira da Silva – doutoranda do PPGEduc/UFPE; Isaías da Silva – mestrando do PPGEduc/UFPE e Maria Iveni de Lima Silva – mestranda do PPGEduc/UFPE 

11 – Trabalhos com projetos na perspectiva da Educação Matemática Crítica
O trabalho com projetos é uma das possibilidades que o professor que ensina Matemática dispõe para relacionar conteúdos matemáticos com a vida real dos estudantes e refletir sobre questões sociais, políticas e culturais da sociedade contemporânea. Partindo dessa premissa, discutiremos esta possibilidade à luz da Educação Matemática Crítica, abordando os conceitos de diálogo, cenários para investigação e crítica. Discutiremos os conceitos da Educação Matemática Crítica, estratégias de elaboração de projetos para ensinar Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica e culminaremos com uma reflexão coletiva sobre a pertinência do ensino por meio de projetos. 
Ministrantes: Iranete Lima (CAA/UFPE) e Aldinete Lima (UFRB)

Mais informações
falepedagogia@gmail.com

Date of last modification: 20/08/2019, 14:06