News News

Back

UFPE integra Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede ProfSaúde

A admissão se deu por meio do curso de bacharelado em Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória (CAV)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passa a compor, como Instituição Associada, o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede ProfSaúde representando a Região Nordeste. A admissão da Universidade se deu por meio do curso de bacharelado em Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), que tem entre seus membros a professora Lívia Teixeira de Souza Maia. “A entrada da UFPE na rede do ProfSaúde representa o reconhecimento da capacidade da instituição em contribuir para a expansão da pós-graduação e com a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação da Atenção Primária à Saúde, como também na importância estratégica do processo de interiorização do Ensino Superior para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma a docente.

O processo para a entrada da UFPE no ProfSaúde teve início em abril deste ano, durante reunião da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), quando Lívia foi informada dos planos de expansão da rede. “Imediatamente, entrei em contato com um dos integrantes da coordenação nacional e realizamos uma reunião na qual discutimos o potencial da adesão da UFPE por meio do CAV, uma vez que o centro atenderia a uma importante demanda de interiorização dessa formação”, recorda a professora. A adesão foi formalmente aprovada pela Coordenação Nacional do ProfSaúde no início deste mês. A rede conta atualmente com mais de 30 instituições de ensino superior no Brasil.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é oferecido por uma rede nacional constituída por 45 instituições públicas de Ensino Superior lideradas pela Fiocruz, com a retaguarda do sistema da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e financiamento dos Ministérios da Saúde e da Educação. Integra uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à atenção primária à saúde, à gestão em saúde e à educação. O mestrado é oferecido na modalidade semipresencial, abrangendo encontros presenciais e atividades desenvolvidas a distância. Tem como público-alvo os profissionais da área da Saúde.

“Esse escopo institucional por si já demonstra a relevância e lastro dessa rede e a importância de ter a UFPE integrando o grupo”, explica Lívia Maia. “Além disso, atende a uma importante demanda de fortalecimento da interiorização do ensino superior no estado, oportunizando o acesso à educação permanente de profissionais de saúde. Em especial, daqueles ligados à atenção primária e de saúde da família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria nos municípios do interior de Pernambuco, em particular, daqueles localizados no entorno de Vitória de Santo Antão”, completa. A UFPE conta atualmente com nove docentes credenciados ao programa, que está na fase de formalização. O edital do processo seletivo para a próxima turma do mestrado está em fase de estruturação, devendo ser divulgado no mês de outubro.

Mais informações
(21) 3882.9027

profsaude@fiocruz.br 

Date of last modification: 15/09/2023, 12:41