News News

Back

UFPE e outras instituições de ensino pernambucanas fazem ato virtual contra cortes no orçamento do CNPq

Ato ocorre nesta quarta (20), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube

Frente ao recente cenário de cortes de recursos para o fomento à ciência no Brasil, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outras seis instituições de ensino do Estado promovem o “Ato Pernambucano em Defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – CNPq: patrimônio nacional”. A manifestação pública em apoio à mobilização nacional em defesa da ciência contará com a participação de reitores, vice-reitores, representantes de entidades científicas e da sociedade, e será realizada nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube.

Além da UFPE, promovem o ato a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O evento terá ainda a participação de representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

Participam ainda membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Academia Pernambucana de Ciências (APC), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e União Nacional dos Estudantes (UNE), além de parlamentares da bancada pernambucana, entre outras instituições que ainda estão confirmando presença.

CORTES – Já convivendo com um cenário de falta de investimentos e sucessivos cortes, a ciência e a pesquisa brasileiras foram duramente impactadas por decisão recente do Ministério da Economia de retirar o crédito suplementar de R$ 690 milhões – aproximadamente 90% dos recursos disponíveis para a ciência no País. De acordo com a organização do Ato Pernambucano, a reversão dos cortes se faz necessária por eles colocarem em risco o funcionamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade que promove o fortalecimento e consolidação dos grupos de pesquisa nacionais e que também apoia os laboratórios de pesquisa distribuídos pelo País.

Os cortes também irão inviabilizar as bolsas de pesquisa, de iniciação científica e de pós-doutorado no País, que já não possuíam expectativa de ampliação do quadro geral. Além disso, cerca de R$ 2 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) seguem pendentes de destinação, prejudicando o desenvolvimento científico no Brasil.

Conforme explicam os organizadores da manifestação pública desta quarta (20), o contexto de corte orçamentário atual segue na contramão de estratégias adotadas por países que buscam vencer a crise causada pela covid-19, essenciais no movimento de retomada pós-pandemia. A desvalorização do setor e do desenvolvimento científico provoca a saída de especialistas e destrói a capacidade competitiva do País em trabalhar na fronteira do conhecimento humano, causando prejuízos que serão sentidos pelas atuais e futuras gerações.

Date of last modification: 20/10/2021, 08:14