News News

Back

UFPE é destaque na implementação de dois Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial pela Fapesp

Programa da Fapesp selecionou quatro propostas, sendo duas da UFPE, uma da USP e outra da UFRJ

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se destaca como parte integrante da iniciativa de criação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial (IA), recentemente anunciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Este programa, lançado em 2021 em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério das Comunicações (MCOM) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), selecionou quatro propostas para estabelecer CPAs em diversas regiões do país, com foco na condução de pesquisas científicas e tecnológicas inovadoras orientadas à resolução de problemas por meio da IA.

A relevância desses centros se estende por Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, com um impacto significativo esperado no avanço do campo da IA no Brasil. Em particular, a UFPE abriga o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, localizado no Centro de Informática (CIn) da Universidade e liderado pela professora e pesquisadora Teresa Bernarda Ludermir. Este centro, especificamente, concentra-se na resolução de questões cruciais relacionadas à segurança cibernética, explorando o potencial da IA para mitigar riscos e fortalecer a infraestrutura digital.

Outra valiosa contribuição da UFPE para esse cenário é o Praia Educação – Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial: educação para a 4ª revolução industrial, também sediado no Centro de Informática (CIn), sob a responsabilidade do professor e pesquisador Geber Lisboa Ramalho. Este centro direciona seu foco à aplicação da IA no campo da Educação, uma área de crescente importância à medida que o mundo se prepara para a 4ª revolução industrial, garantindo que a sociedade esteja adequadamente equipada para enfrentar os desafios e oportunidades que surgirão.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli, a Universidade teve um desfecho muito positivo com a criação dos dois CPAs. “Este resultado de um edital extremamente concorrido nacionalmente, com duas das quatro propostas contempladas sendo da UFPE, mostra a liderança nacional que nossa universidade tem na área de pesquisa em Inteligência Artificial. Os projetos visam apoiar pesquisas de alto impacto e formação de recursos humanos nesta área que tem cada vez mais impacto na sociedade e na economia”, afirma.

Os CPAs selecionados também incluem um centro em São Paulo – o Centro de Pesquisa em Engenharia Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CDI2) –, com colaboração entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), o Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/Unicamp) e o Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), tendo como pesquisadores principais José Alberto Cuminato, Sergio Ferraz Novaes e Alexandre Xavier Falcão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo. Além disso, no Rio de Janeiro, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abrigará o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis, liderado pelo pesquisador Álvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho.

A seleção criteriosa desses CPAs baseou-se em sua capacidade de realizar pesquisas de excelência internacional em IA, bem como no compromisso de contribuir substancialmente para a formação de recursos humanos altamente qualificados no campo.

Date of last modification: 11/09/2023, 11:52