News News

Back

UFPE abre edital para submissão de projetos de monitoria no primeiro semestre de 2024

Cada monitor bolsista receberá quatro parcelas no valor de R$ 381,00 (cada), durante o semestre

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou o Edital nº 07/2024, que estabelece as normas e condições para a submissão de projetos referentes ao Programa de Monitoria para o semestre letivo de 2024.1, utilizando recursos do orçamento próprio da instituição. Cada monitor bolsista receberá quatro parcelas no valor de R$ 381,00 (cada), durante o semestre. A execução destes projetos é uma oportunidade para os alunos se envolverem mais ativamente na vida acadêmica, desenvolverem habilidades pedagógicas e contribuírem para a permanência dos estudantes nos cursos. O edital completo e informações adicionais estão disponíveis no site da Prograd. 

O edital tem como objetivo principal formar uma lista de projetos aprovados e classificados para a distribuição de cotas de bolsas e vagas não remuneradas de monitoria, de acordo com a disponibilidade do orçamento aprovado. O Programa de Monitoria visa aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação, além de incentivar a formação docente, envolvendo tanto docentes quanto discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente.

Para concorrer à monitoria, os estudantes devem estar regularmente matriculados no semestre em questão, ter cursado e obtido aprovação na disciplina objeto da monitoria, ter disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades, não possuir pendências de relatórios nos semestres anteriores, entre outros requisitos.

O período de vigência dos projetos de monitoria será de abril a agosto de 2024. Todas as etapas, desde a submissão até a conclusão do projeto, serão realizadas através do Sigaa. Os interessados devem consultar o edital completo para mais informações e procedimentos detalhados.

Os projetos de monitoria devem contemplar ações que atendam aos objetivos do programa e do edital, além de considerar as demandas identificadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Também devem estar articulados com o PPC, ter a atividade do monitor bem definida e contemplar a integração entre as áreas do conhecimento, quando possível.

Outros objetivos do Programa de Monitoria é a ampliação da participação dos alunos na vida acadêmica, o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, bem como a contribuição para a melhoria do ensino de graduação e a facilitação das relações entre professores e alunos.

A Coordenação do Programa de Monitoria será realizada pela Coordenação de Programas Acadêmicos da Graduação (CPAG), vinculada à Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Prograd, assessorada pelos coordenadores de monitoria indicados pelos cursos, núcleos, departamentos ou áreas. Os coordenadores de monitoria, docentes do quadro efetivo, têm mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos mediante nova aprovação.

Date of last modification: 04/04/2024, 15:13