News News

Back

Startup GumLife, incubada na UFPE, ganha destaque nacional em dois editais por inovação e empreendedorismo

Empresa se dedica ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, com destaque na área de biopolímeros

A startup GumLife, incubada no Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), celebra uma conquista notável ao ser reconhecida em dois editais de fomento à inovação e empreendedorismo: o Programa Conecta Startup Brasil 040/2023 e o Edital Prêmio Mulheres Inovadoras 4ª Edição – 2023 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A GumLife é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, com destaque na área de biopolímeros.

No Programa Conecta Startup Brasil 040/2023, a startup recebeu destaque. Este programa visa promover o ecossistema de inovação brasileiro, incentivando a ideação, conexão, capacitação e investimentos em startups. Outro reconhecimento importante veio do Edital Prêmio Mulheres Inovadoras 4ª Edição – 2023 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Nesta edição, a GumLife foi uma das escolhidas entre as melhores startups da Região Nordeste, reforçando seu compromisso com a promoção da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional.

“Desde o início da startup, sonhávamos em participar do Mulheres Inovadoras, pois é um edital de grande importância na área do empreendedorismo feminino. Com a aceleração promovida pela Finep, o time GumLife sente-se revigorado e está preparado para conquistar novos espaços. A participação no programa Mulheres Inovadoras mostra o poder da pesquisa científica, da sustentabilidade e da liderança feminina. Nossa conquista é resultado de muito trabalho e dedicação construída diariamente”, afirma a fundadora e coordenadora administrativa da GumLife, Antônia Carla Oliveira.

A GumLife concentra seus esforços na pesquisa e desenvolvimento de biopolímeros, com destaque especial para o excipiente de goma do cajueiro. Este biopolímero representa uma alternativa sustentável e biodegradável aos excipientes tradicionais derivados do petróleo, atendendo à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis em diversas indústrias.

“Oferecemos o excipiente goma do cajueiro, obtido através da exsudação (saída de líquido) do caule da árvore do Cajueiro (Anarcadium occidentale L.), abundante no Nordeste do Brasil. Nosso produto caracteriza-se como um pó de aspecto fino, biodegradável, atóxico, biocompatível e de versatilidade química, possuindo como potenciais clientes os diferentes setores industriais: farmacêutico (como excipiente na fabricação de medicamentos), cosmético (atuando como estabilizante), alimentício (como espessante, gelificante, estabilizante, clarificante e formação de filmes poliméricos) e na pesquisa científica (nanopartículas e scaffolds – estruturas tridimensionais e porosas que permitem o suporte e crescimento de um tecido corporal). Assim, apresentamos um biopolímero genuinamente brasileiro, obtido por um método sustentável, livre de solventes orgânicos, não poluente, e de baixo consumo energético”, explica a coordenadora técnica da GumLife, Joandra Maísa.

ORIGEM - A jornada da GumLife começou em 2020, quando foi fundada por pesquisadoras da UFPE. A startup teve sua origem na identificação do potencial dos biopolímeros naturais da cajucultura, encontrados na caatinga, um bioma único no Brasil. A empresa se compromete a explorar de forma sustentável esses recursos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A motivação para a criação da GumLife surgiu a partir de estudos sobre a biodiversidade brasileira e seu potencial para a produção de produtos biotecnológicos.

Em novembro de 2022, a startup foi contemplada com o edital do Programa Centelha-PE 2, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Pernambuco, através do qual recebeu o valor de R$ 60 mil, e mais R$ 26 mil em bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem duração de um ano. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e, em Pernambuco, é executada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

De acordo com Antônia Carla Oliveira, o apoio do Polo Tec e da subvenção do Centelha-PE 2 têm sido fundamentais para o início das atividades da GumLife. O ambiente de inovação e empreendedorismo estimula a criação de startups a partir de pesquisas científicas, proporcionando o suporte necessário para que ideias promissoras se tornem realidade. Com esse respaldo, a GumLife pôde dar os primeiros passos em direção à consolidação de seus objetivos.

A GumLife ressalta a importância do reconhecimento recebido nos editais de fomento público como um impulso significativo para sua atuação no mercado. A empresa agora se prepara para uma jornada de aceleração e investimento, com o objetivo de expandir sua atuação e contribuir ainda mais para a inovação e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Equipe da startup

– Antônia Carla de Jesus Oliveira: coordenadora administrativa da GumLife e pós-doutoranda em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE;
– Joandra Maísa da Silva Leite: coordenadora técnica da GumLife e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE;
– Rafaela Moreno Barros: coordenadora técnica da GumLife e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE
– Mônica Felts de La Roca Soares: mentora da GumLife e professora do curso de Farmácia da UFPE; e
– José Lamartine Soares Sobrinho: mentor da GumLife e professor do curso de Farmácia da UFPE.

Mais informações
Joandra Maísa da Silva Leite
Coordenadora técnica da GumLife

joandramaisa@gmail.com

Date of last modification: 10/10/2023, 16:40