News News

Back

Profissional do HC participa de missão oficial a Moçambique para projeto de Reanimação Neonatal

Médico neonatologista do HC, José Henrique Moura, integra comitiva com dez brasileiros que promovem treinamentos e capacitações com os profissionais do país africano

O Hospital das Clínicas da UFPE está representado na missão oficial de cooperação técnica em Moçambique, na África, que está acontecendo de 2 a 17 deste mês, uma parceria entre o governo brasileiro (por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Designado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o médico neonatologista do HC José Henrique Moura está participando da iniciativa “Apoio à Implementação do Projeto de Reanimação Neonatal em Moçambique – Parte III” promovendo treinamentos e capacitações com os profissionais do país africano.

“Está sendo uma experiência muito boa em que a gente não só vai para treinar os profissionais moçambicanos e realizar assistência ao recém-nascido como a gente vai treinar para que eles sejam agentes multiplicadores, permitindo uma difusão maior do conhecimento. É uma dinâmica grande”, explica José Henrique.

O pernambucano é um dos dez profissionais brasileiros envolvidos nessa missão, que tem ainda sete profissionais que atuam em Minas Gerais, um no Maranhão e um em São Paulo. “Representar o nosso HC e Pernambuco é importante porque temos um grupo de reanimação forte no Estado, que ministra cursos e capacitações”, destaca José Henrique, que integra o Comitê Executivo da Sociedade Brasileira de Pediatria e realiza esse tipo de treinamento em vários estados.

“É sempre bom a gente poder ajudar, principalmente, num país mais carente do que o nosso. As nossas expectativas são muito boas em poder colaborar com a melhoria da assistência ao recém-nascido e da reanimação em Moçambique”, completa José Henrique, que já realizou treinamentos de intubação neonatal nos Estados Unidos e no Canadá.

Date of last modification: 10/11/2023, 13:40