News News

Back

Professora da UFPE lança livro sobre o impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030

A obra representa os esforços de articulação e de trabalho em rede que os programas de pós-graduação em Ciências Ambientais têm empreendido

A professora Maria do Carmo Martins Sobral, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE lançou, com os professores Carlos Sampaio, da Furb, e Arlindo Philippi Jr, da USP, o Livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU”. O lançamento ocorreu no III Encontro Acadêmico Impacto das Ciências Ambientais, realizado nos dias 7 e 8 deste mês, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Foto: Divulgação

Professora Maria do Carmo Sobral lança livro em evento na UFMS

Este livro representa a continuidade dos esforços da área de Ciências Ambientais em refletir sobre os avanços e desafios de promover conhecimento e formar novos talentos e gerar impactos na sociedade. Além de abordar o estado da arte da avaliação de impacto da pós-graduação e trazer iniciativas inovadoras nesse sentido, a obra representa os esforços de articulação e de trabalho em rede que os programas de pós-graduação em Ciências Ambientais têm empreendido.

Reunidos em clusters temáticos, os programas da área têm buscado fortalecer sua atuação e impacto, além de materializar e avaliar o processo de incorporação e de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A estruturação de clusters temáticos agregou programas de pós-graduação de diversas regiões do país, alocados em diferentes biomas, categorias e estágios diferenciados de formação acadêmica stricto sensu.

Os resultados registrados no contexto deste livro revelam a riqueza das diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo realizadas e apresentam perspectivas e estratégias futuras de ação conjuntas para consolidação da área de Ciências Ambientais na vanguarda da promoção da sustentabilidade.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE
(81) 2126.7923

ppgec.coordenacao@ufpe.br
ppgec.secretaria@ufpe.br
Professora Maria do Carmo Sobral
maria.msobral@ufpe.br

Date of last modification: 13/11/2023, 13:51