News News

Back

Professor da UFPE participará da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão da RNP

O Contrato de Gestão é celebrado entre alguns Ministérios e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) designou o professor titular do CIn-UFPE José Augusto Suruagy para integrar, na qualidade de especialista, a Comissão de Acompanhamento e Avaliação (CAA) do Contrato de Gestão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Os membros da CAA têm como objetivo averiguar, avaliar e orientar a realização das metas estabelecidas no contrato, celebrado entre a RNP e os ministérios: MCTI, MEC, MCOM e MGI.

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação é responsável pela realização de acompanhamentos semestrais e avaliações anuais do prosseguimento do Contrato de Gestão, avaliando se os resultados previstos e os termos acordados estão sendo cumpridos. Esse tipo de contrato é firmado entre a União, representada pelos Ministérios, e uma entidade não-estatal, qualificada como uma Organização Social, como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Integrante da CAA, José Augusto Suruagy Monteiro é professor titular do Centro de Informática da UFPE desde 2015. Doutor em Ciência da Computação pela University of California at Los Angeles (UCLA), Suruagy desenvolve suas pesquisas com ênfase na área de Teleinformática, com destaque para o estudo das redes de computadores, internet do futuro, engenharia de tráfego, monitoração e segurança de redes. Em 2014, foi premiado pela SBRC devido às contribuições dele para a área de redes de computadores e sistemas distribuídos, pelo empenho e serviços prestados à comunidade do SBRC. Em 2019, recebeu o prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação em reconhecimento à atuação no exercício de atividades de grande interesse da comunidade nacional de computação.

Date of last modification: 22/09/2023, 13:43