News News

Back

Professor da UFPE fica em 1º lugar em ranking de melhores cientistas de Matemática

Listagem tem como base um exame de mais de 3.707 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph

O professor titular do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gauss Cordeiro é citado em 1º lugar no ranking de melhores cientistas em Matemática do Brasil publicado pelo portal de pesquisa Research.com. O ranking contém valores de índice h (utilizado na medição do impacto e produtividade de pesquisadores), citações e publicações coletados em 6 dezembro de 2021. A listagem tem como base um exame de mais de 3707 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph.

Gauss explica que o Research.com é um dos principais sites de pesquisa em Matemática que oferece dados confiáveis sobre contribuições científicas. “Nesse ranking, foi adotado o índice h, que é o maior número inteiro tal que h artigos tenham pelo menos h citações cada. Por exemplo, se um autor tem sete publicações com 9, 7, 5, 4, 3, 3 e 2 citações (ordenadas da maior para a menor), então o índice h dele é 4, porque tem quatro publicações com 4 ou mais citações”, exemplifica.

O limite do índice h foi definido como 30 se a maioria das publicações do cientista for da área de Matemática. A plataforma chegou, assim, aos mil matemáticos mais renomados segundo a métrica. Dentre eles, figuram 21 brasileiros, listagem em que Gauss se classifica em 1º lugar, com um h=66, 13.710 citações e 399 artigos científicos publicados. O cientista mais citado na área de Matemática no mundo inteiro é Barry Simon, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos) com um índice h= 113.

CURRÍCULO – Gauss Cordeiro é matemático pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde se graduou em 1973, e engenheiro civil formado pela UFPE em 1974. Concluiu o doutorado em 1982 no Departamento de Matemática do Imperial College (Londres) na área de Estatística. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres, entre 1986 e 1987, e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) entre 1990 e 1992. Publicou até agora 433 artigos em periódicos internacionais de Estatística com sistemas de revisores e orientou 59 alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de probabilidade e estatística com ênfase em Inferência Paramétrica e atua, principalmente, com os temas distribuições de probabilidade e teoria assintótica.

Date of last modification: 03/03/2022, 17:48