News News

Back

Plataforma Tecnológica Pescado 4.0 é lançada durante o II Workshop Internacional do Labenz, promovido na UFPE

Evento foi realizado no auditório do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, localizado no Campus Recife

A Plataforma Tecnológica Pescado 4.0 foi lançada na manhã de quinta-feira (22), durante o II Workshop Internacional do Labenz, evento promovido pelo Laboratório de Enzimologia Luiz Accioly (Labenz) em parceria com o Instituto Keizo Asami (iLika). Ambos fazem parte da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento reuniu no auditório do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, localizado no Campus Recife, pesquisadores e representantes dos governos do Brasil e Espanha para debater sobre como transformar o conhecimento científico produzido no Brasil em políticas públicas e tecnologias aplicáveis à indústria.

Fotos: Catarina Albertim

Reitor Alfredo Gomes diz que o Labenz faz ciência de convergência

O professor Ranilson Bezerra, que leciona no Departamento de Bioquímica do UFPE e dirige o Labenz, comentou sobre as origens e objetivos da Plataforma Tecnológica Pescado 4.0, que funcionará em conjunto com o Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo Tec). O projeto recebeu R$ 1,8 milhão para iniciar as atividades por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), que organizou uma votação popular pela internet para definir quais iniciativas receberiam a verba. 

“A plataforma nasce com o lastro acadêmico do Labenz e do iLika. As tecnologias desenvolvidas, os artigos, dissertações e teses publicados ao longo dos anos, tudo isso gerou um ambiente que fomentou a criação da plataforma. São 30 anos de trabalho. A ideia é aproveitar esse lastro de maneira ainda mais intensa, aumentando a visibilidade dessa produção e do trabalho das startups. Queremos que elas possam dialogar ainda mais com a comunidade, atendendo a demandas da sociedade, e que possam atrair parceiros para os projetos. Elas já estão com um nível de maturidade técnica interessante”, comentou o professor Ranilson Bezerra.

A plataforma Pescado 4.0 é lançada com a participação de oito startups nascidas na UFPE, uma na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e outra na Universidade de São Paulo (USP). O trabalho delas abarca áreas como produção de alimentos, recuperação de ecossistemas marinhos, tratamento médico para vítimas de queimaduras ou acidentes automobilísticos e até mesmo produção de ladrilhos e revestimentos.

O grupo é composto pelas empresas Oásis Pescados Sustentáveis (alta produtividade em pouco espaço e consumo de água), MRD Tecnologias (tratamento para pessoas com lesões profundas na pele), Yepist (alimentos para peixes ornamentais), Biofábrica de Corais (educação ambiental e turismo regenerativo), Lactoquito (produção de laticínios), Bull-z (alimentos para nutrição esportiva), Aquastone (construção civil), SmartRural (automação de processos e monitoramento de cultivos da aquicultura) e Portal 3D (recuperação de bancos de algas em áreas degradadas).

Professor Luiz Bezerra de Carvalho Júnior (ao centro) recebeu homenagem

HOMENAGEM E PALESTRAS – Como integrante da mesa de abertura do II Workshop Internacional do Labenz, o reitor da UFPE Alfredo Gomes destacou: “O Labenz faz ciência de convergência, responde a questões como a segurança alimentar e medicina regenerativa. É uma ciência que agrega diferentes áreas do conhecimento. Um evento como este diz muita coisa a respeito do que é uma universidade. Ela pesquisa, produz inovação e precisa buscar parceiros na indústria e em outras áreas. Nacionalmente, precisamos avançar nesta concepção para que a universidade trabalhe de forma mais orgânica e sistêmica com o mundo produtivo de maneira geral. Precisamos de mecanismos do ponto de vista normativo e legal para avançar nesta questão”.

Durante o evento, houve uma homenagem ao professor e bioquímico Luiz Bezerra de Carvalho Júnior, que se aposentou da UFPE há dois anos. “É até difícil você se expressar diante de uma pessoa como o professor Luiz. Temos um convívio de 30 anos, ele transformou minha vida profissional completamente e garanto que várias pessoas aqui compartilham desse mesmo sentimento. Ele é uma pessoa que não só transmite conhecimento, mas forma as pessoas em diversos aspectos, na ética, no companheirismo, na amizade. Se o Labenz tem essa força que as pessoas comentam, deve muito ao professor Luiz”, afirmou o professor Ranilson Bezerra.

“Quando estudava Medicina, conheci o professor Luiz Gonzaga de Azevedo Accioly, que me ‘corrompeu’ a fazer ciência. Sou bacharel em Medicina, mas nunca tive um cliente. Com a criação do Lika [Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, antes de se tornar instituto], meu perfil de pesquisador mudou um pouco, passei a estudar doenças infectocontagiosas, mas o professor Ranilson me fez voltar às origens quando se propôs trabalhar com enzimas de peixe. Não existe em ciência ‘o mestre disse’, minha amizade e admiração pelos meus alunos são enormes. São raras as pessoas que em vida veem brotar os frutos de seus esforços. Comecei a trabalhar aqui no dia 1º de janeiro de 1975 e fiz sempre com dedicação total e exclusiva. Se o tempo voltasse atrás, faria tudo de novo. Muito obrigada pela homenagem”, agradeceu o professor Luiz Bezerra de Carvalho Júnior.

Após os pronunciamentos de abertura do evento, a plateia assistiu a palestras sobre temas como aquicultura cíclica, regional e multimercadológica; recuperação de ambientes impactados, tecnologias envolvendo algas e biomonitoramento de ambientes aquáticos. O cirurgião plástico Marcelo Borges, por exemplo, palestrou sobre a utilização da pele de tilápia na recuperação de pessoas com lesões profundas na pele.

O público também teve a oportunidade de conhecer representantes dos governos estadual, brasileiro e espanhol: o diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti), Hugo Medeiros; a diretora do Departamento de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sônia da Costa (online e representando a ministra Luciana Santos); o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em Pernambuco, Fábio Barros (representando o ministro André de Paula); e a delegada do Centro para el Desarrollo Tecnológico y Industrial (CDTI) no Brasil, Maria del Pilar Miguel Ortega.

SOLENIDADE – Além do professor Ranilson Bezerra e do reitor Alfredo Gomes, marcaram presença na mesa de abertura o diretor do Instituto Keizo Asami (iLika), José Luiz de Lima Filho; o secretário-executivo estadual de Planejamento e Gestão Carlos Vasconcelos (representando a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires); o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em Pernambuco, Fábio Barros; o secretário-executivo de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), Kenys Bonatti, (representando a secretária Mauricélia Montenegro) e a delegada do CDTI Maria del Pilar Miguel Ortega.

Mais informações
Laboratório de Enzimologia (Labenz)

labenzbioq@gmail.com
(81) 2126.8540

Date of last modification: 26/06/2023, 15:38