News News

Back

Pint of Science leva pesquisadores a bares para popularizar a ciência nos dias 14, 15 e 16 deste mês

A iniciativa vai mobilizar cientistas que deixarão as bancadas dos laboratórios para ocupar mesas de bares e conversar sobre suas pesquisas com a população

O evento Pint of Science, que vai levar cientistas a bares de 56 cidades do Brasil, a fim de conversarem de maneira coloquial com os frequentadores sobre suas pesquisas, vai mobilizar, no Recife, pesquisadores que comparecerão, nos dias 14, 15 e 16 deste mês à Cervejaria Laborada, no Espinheiro, e ao bar Beerdock, no Pina. São eles: Bruno Cunha (UFPE), Érico de Oliveira (UFPE), Marleyne Amorim (UFRPE), Celina Turchi (Fiocruz), Natália Oliveira (perita criminal), Juliana Sayão (UFPE), Antônio Carlos da Silva Miranda (UFRPE), Antônio Carlos Pavão (UFPE), Edgard Lima (Faculdade Nova Roma), Silvio Meira (UFPE e Porto Digital), Arthur Domingos de Melo (doutorando/UFPE) e Bruno Severo Gomes (UFPE).

O grupo vai abordar temas como “O Universo dentro do nós”, “Mentes e cérebros”, “Crimes e ovos de pterossauros”, “A ciência pode não ser cartesiana?”, “Epidemias urbanas modernas”, “Pop, Dip e Spin: o lendário biossensor para ciências forenses”, “O ecossistema vaginal”, “Flores e amores...nem tanto, é tudo uma questão de reprodução”, “Transformação digital: o fim do [seu] mundo como você o conhecia até aqui”, “Blockchain: a tecnologia por trás das criptomoedas” e “Ciência para todos”.

A iniciativa, que é um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo, vai mobilizar cientistas brasileiros que vão se unir a pesquisadores de outros 20 países e deixarão as bancadas dos laboratórios para ocupar mesas de bares e conversar sobre suas pesquisas com a população. No Recife, tem realização e apoio da UFPE e UFRPE e integram a comissão organizadora do evento na cidade os professores da UFPE Flávia Cristina Vasconcelos (Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste – CAA), Pedro Murilo Nunes (Departamento de Zoologia do Centro de Biociências – CB) e Paula Andrea Rendon (Departamento de Geologia do Centro de Tecnologia e Geociências – CTG).

Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento. 

Programação (sempre às 19h30)

Cervejaria Laborada 
Rua do Espinheiro, 533 (bairro do Espinheiro)

14/05

Tema | As maiores explosões do Universo
Bruno Geraldo Carneiro da Cunha é físico pela UFPE, com doutorado em Física pela Universidade de Chicago (USA) e professor da UFPE. Desenvolve pesquisas que envolvem primariamente a física de buracos negros, a interação entre eles e o resto do universo e seus modos de vibração em ondas gravitacionais. Além do interesse astrofísico, buracos negros também servem como análogos no estudo de vários outros fenômenos físicos que, por meio de equivalência matemática, possuem aplicações diversas na compreensão do Universo.

Tema | A ciência pode não ser cartesiana?
Érico Andrade Marques de Oliveira é filósofo com doutorado pela Universidade de Sorbonne (França) e professor da UFPE. Desenvolve pesquisas na área de ética e política, com abordagens contemporâneas ligadas aos conceitos de empatia, linguagem moral, cuidado e vulnerabilidade. Também trabalha com temas ligados ao direito à cidade e é crítico de cinema.

15/05

Tema | Uma retrospectiva: mente e cérebro
Marleyne José Afonso Accioly Lins Amorim é médica veterinária pela UFRPE, com doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos pela USP e professora da UFRPE. Desenvolve pesquisas na área de anatomia humana e comparativa, particularmente neuroanatomia funcional, morfologia da reprodução, neorofarmacologia, antipsicóticos e antidepressivos, dentre outros temas.

Tema | Epidemias urbanas modernas
Celina Turchi é médica pela Universidade de Goiás com doutorado em Medicina Preventiva pela USP e é pesquisadora da Fiocruz-Pernambuco. Desenvolve pesquisas na área de epidemiologia e doenças infecciosas, sendo bolsista de produtividade do CNPq. Foi escolhida uma das dez cientistas mais importantes de 2016 pela revista Nature e uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time, devido ao seu trabalho sobre o vírus zika e a microcefalia.

16/05

Tema | Pop, Dip e Spin: o lendário biossensor para ciências forenses
Natália Cybelle Lima Oliveira é bióloga pela UPE, com doutorado em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE e perita criminal do Estado de Pernambuco. Desenvolve pesquisas com biossensores aplicados às Ciências Forenses e uma das grandes vencedoras da edição 2017 do concurso Dance Your PhD, na categoria Química, promovido pela revista Science e pela Associação Americana para Progresso da Ciência (AAAS). O concurso desafia os pesquisadores a explicarem seus trabalhos por meio da dança.

Tema | Um Ovo, 2 Ovos, 200 ovos de Pterossauros
Juliana Sayão é bióloga pela Universidade Santa Úrsula (RJ), com doutorado em Zoologia pelo Museu Nacional (RJ) e professora da UFPE. Desenvolve pesquisas com dinossauros por meio da caracterização fisiológica, ontogenética e maturidade reprodutiva de organismos fósseis. É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências. Juliana e seu grupo de pesquisa têm publicado inúmeros trabalhos científicos, sendo o mais recente na prestigiada revista Science, com descobertas inéditas que revelaram as características de centenas de ovos de Pterossauros coletados na China.

Beerdock 
Rua Maria Carolina 273, Bairro Boa Viagem, Recife

14/05

Tema | Viagem pelo Universo
Antônio Carlos da Silva Miranda é físico pela Unicap, com doutorado em Astrofísica pela Universidade do Rio Grande do Norte e professor na UFRPE. É coordenador do Programa “Desvendando o Céu Austral: Ciência e Tecnologia para Inclusão Social” na UFRPE. Foi diretor de apoio à inovação tecnológica da Prefeitura do Recife, gerente de divulgação científica do Espaço Ciência e esteve à frente de vários eventos de popularização da ciência no Estado de Pernambuco.

Tema | Ciência para todos
Antônio Carlos Pavão é químico pelo Instituto de Química da USP, com doutorado em Química pela mesma universidade e professor da UFPE. Desenvolve pesquisas na área de química teórica sobre ressonância das ligações químicas, magnetismo, supercondutividade e química de quarqs, dentre outros temas. É diretor do Espaço Ciência, museu de ciência do Estado de Pernambuco, desde 1995, homenageado em 2013 como Cidadão de Pernambuco pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, devido ao seu trabalho continuo de formação científica e popularização.

15/05

Tema | Blockchain: a tecnologia por trás das criptomoedas
Edgard Lima é bacharel em Ciência da Computação na UFPE, com mestrado em Informática Aplicada pela UFRPE e professor da Faculdade Nova Roma. Possui 20 anos de experiência no desenvolvimento de software e também atuou como consultor do centro de pesquisa Nokia em Helsinki (Finlândia). Atualmente, é consultor da Accenture Centro de Inovação e da empresa Topal. Desenvolve pesquisas com tecnologias e ferramentas de informática e computação.

Tema| Transformação digital: o fim do [seu] mundo como você o conhecia até aqui
Silvio Meira é professor emérito da UFPE e pesquisador sênior do ISI-TICS, Senai-Recife. Preside o Conselho de Administração do Porto Digital e chefia o Departamento de Mentiras Realizáveis da Ikewai. É professor titular aposentado do Centro de Informática da UFPE, o qual foi um dos fundadores (1996), e foi cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) até 2014. Foi fellow e faculty associate do Berkman Center, Harvard University, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO.

16/05

Tema | Flores e amores...nem tanto, é tudo uma questão de reprodução
Arthur Domingos de Melo é biólogo e mestre em Biologia Vegetal pela UFPE e doutorando na mesma universidade. Desenvolve pesquisas na área de botânica estudando os mecanismos florais de reprodução e os processos de polinização na natureza. Arthur também foi o grande vencedor do concurso de divulgação científica Euraxess Science Slam Brasil, em 2017, com uma apresentação divertida sobre a polinização por morcegos, fazendo paralelo com séries de filmes, tais como: Game of Thrones e Breaking Bad.

Tema | O ecossistema vaginal
Bruno Severo Gomes é biólogo, biomédico, teólogo e pedagogo, com doutorado em Micologia pela UFPE e professor na mesma universidade. Desenvolve pesquisas com fungos de importância médica, em particular com leveduras que causam infecções vaginais. Coordena o projeto Palhaçoterapia do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, sendo também responsável pelo grupo de teatro científico da UFPE. Bruno também é escritor de literatura infantil e membro da comissão de humanização hospitalar do HC.

Date of last modification: 08/05/2018, 12:03