News News

Back

Peça “Xirê” marca retorno do projeto Terça em Cena

Apresentação gratuita acontece amanhã (26), às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Artes e Comunicação (CAC)

O espetáculo “Xirê”, do Coletivo À Margem, marca o início da quarta edição do Terça em Cena, projeto de extensão do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) em parceria com o Festival de Teatro do Agreste (Feteag). A apresentação acontece amanhã (26), às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, localizado no Centro de Arte e Comunicação (CAC) da UFPE. Além da montagem, o coletivo também oferecerá uma atividade pedagógica que mescla teatro com hip-hop no dia 3 de outubro. Todas as ações do Terça em Cena são gratuitas e acontecem de setembro de 2023 a maio de 2024.

“Xirê” é o primeiro trabalho do Coletivo À Margem, pioneiro no teatro hip-hop em Pernambuco. O grupo é formado por jovens artistas residentes de diferentes periferias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e busca levar para a cena as escrevivências dos corpos que vivem à margem, celebrando-os e apresentando narrativas que honram o passado, celebram o presente e constroem futuros. O espetáculo tem duração de 50 minutos e classificação indicativa 12 anos. A distribuição dos ingressos, gratuitos, se dará uma hora antes da apresentação.

O movimento hip-hop, suas referências estéticas, sonoras e filosofia, alicerçam o experimento e atravessam toda a sua concepção. A peça utiliza símbolos ancestrais e também contemporâneos para trabalhar questões relativas à invisibilização social de grupos minoritários nas grandes cidades. O cenário conta com paredes cobertas de jornais que ganham intervenções de pichações e grafitagens, em uma ponte entre o rito cênico e a denúncia.

Além da apresentação, no dia 3 de outubro, o coletivo irá ministrar a oficina prático-pedagógica intitulada Batalha Teatral. Voltada para jovens com interesse em conhecer mais sobre os conceitos e práticas do teatro hip-hop. A ação é adaptável para receber pessoas com deficiência locomotiva. Serão oferecidas 20 vagas. Inscrições a partir de 27 de setembro, por meio do Instagram (@tercaemcenaufpe). 

Terça em Cena
Idealizado em 2019 para abrir espaço para a produção dos graduandos do curso de Licenciatura em Teatro da UFPE, o Terça em Cena é um espaço múltiplo: ao mesmo tempo em que oferece à sociedade atividades artísticas, também propicia aos discentes espaço para se desenvolverem enquanto artistas e docentes. Os alunos estão presentes em todas as etapas do projeto, que tem uma dinâmica similar a de um festival: pré-produção, produção, execução e pós-produção, executando as funções de coordenação, produção, mediação, curadoria e comunicação, entre outras. 

A seleção dos projetos que compõem a quarta edição do Terça em Cena aconteceu, mais uma vez, por chamada pública aberta tanto para estudantes da UFPE como para discentes de outros locais. Todos os projetos selecionados passaram pelo crivo de uma equipe multidisciplinar formada por alunos e professores do curso de Licenciatura em Teatro da UFPE. Além das obras cênicas, os selecionados também oferecerão atividades pedagógicas gratuitas. 

O Terça em Cena é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e do Centro de Artes de Comunicação (CAC), em parceria com o Festival de Teatro do Agreste (Feteag).

Date of last modification: 25/09/2023, 16:39