News News

Back

Montagem visceral de “Navalha na Carne” é apresenta gratuitamente no Terça em Cena, na UFPE

Apresentação ocorrerá no Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), amanhã (28), às 19h

Da assessoria do evento

Um dos textos mais importantes do teatro brasileiro no século XX, “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos, continua a reverberar e a expor as mazelas da condição humana nos dias de hoje. Instigado a se debruçar sobre a poética da violência, tão presente na obra do dramaturgo paulista, o grupo Na Pele concebeu uma montagem do texto adaptada à realidade recifense, que convoca o público a se aproximar da história de forma intensa, assistindo a peça do palco, no formato de arena. A peça será apresentada amanhã (28), às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, na UFPE, dentro do projeto Terça em Cena. Os ingressos são gratuitos, com distribuição uma hora antes da apresentação.

No texto de Plínio Marcos, que foi censurado pela ditadura militar em 1967, a plateia acompanha uma noite na vida da prostituta Neusa Sueli, que, exausta, espera chegar em casa e descansar. Ela mora em uma pensão decadente com o namorado Vado, que também é seu cafetão, de quem tem que ouvir constantes queixas. Essa relação abusiva e marcada por violência física, verbal e psicológica, chega a um ápice de turbulência por conta do dinheiro (ou do suposto sumiço dele), gerando um confronto que envolve ainda Veludo, camareiro do estabelecimento.

A brutalidade do cotidiano, especialmente o de pessoas marginalizadas pela sociedade, dá a tônica da dramaturgia, que parte dessas relações mediadas pelo abandono, a dor e a violência para tocar em temas delicados, mas urgentes. A opressão que massacra esses personagens (e as que eles mesmo perpetuam) gera um ciclo de destruição e sofrimento.

A montagem do Na Pele nasceu dentro da disciplina Laboratório da Encenação do curso de Teatro/Licenciatura da UFPE, e é dirigida por Guilherme Mergulhão, sob a supervisão pedagógica da professora Virgínia Maria Schabbach. O processo de criação buscou investigar, a partir dos corpos dos atores e da relação com o público, as potências do texto e da teatralidade. Na obra, o grupo adapta o texto para a realidade recifense.

“O texto foi escrito na década de 1960, mas, infelizmente, os problemas que abordam continuam muito atuais. A encenação buscou dialogar com essa linguagem dele, tentando fazer com que os espectadores fossem uma mosquinha dentro do quarto daquele casal. Com a espacialidade no formato de arena, é como se a gente estivesse dentro daquele quarto assistindo àquelas cenas horríveis de abuso, violência, mas tentar provocar essa tensão e essa angústia de presenciar tão de perto”, explica o diretor.

O Grupo Na Pele é um coletivo formado por estudantes de Teatro da UFPE. “Navalha na Carne” é a primeira criação do coletivo e já foi apresentada na I Mostra de Finalizações de Laboratório da Encenação, Semana de Calouros 2023 e na 20ª Semana Hermilo, no Teatro Hermilo Borba Filho.

OFICINA - Além da apresentação de espetáculos, os projetos selecionados pelo Terça em Cena oferecem atividades pedagógicas gratuitas para o público. No caso do Na Pele, em diálogo com a proposta da peça, será ofertada a oficina “Corpo Visceral em Cena”, no dia 5 de dezembro, das 19h às 21h. A atividade é gratuita, com inscrições feitas através do Instagram do Terça em Cena (@tercaemcenaufpe).

No encontro, o coletivo trabalhará com os participantes um estado de presença e preparação cênica intensas, fundamentos indispensáveis no processo criativo de “Navalha na Carne”, com exercícios de aguçamento da consciência corporal e práticas interrelacionais.

SOBRE O TERÇA EM CENA - Idealizado em 2019 para abrir espaço para a produção dos graduandos do curso de Teatro/Licenciatura da UFPE, o Terça em Cena é um espaço múltiplo: ao mesmo tempo em que oferece à sociedade atividades artísticas, também propicia aos discentes espaço para se desenvolverem enquanto artistas e docentes. Os alunos estão presentes em todas as etapas do projeto, que tem uma dinâmica similar à de um festival: pré-produção, produção, execução e pós-produção, executando as funções de coordenação, produção, mediação, curadoria, comunicação, entre outras.

A seleção das obras que compõem a quarta edição do Terça em Cena aconteceu por chamada pública, através de edital publicado no Instagram (@tercaemcenaufpe), espaço onde também são publicadas informações e novidades sobre o projeto. O Terça em Cena é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Centro de Artes de Comunicação, em parceria com o Feteag - Festival de Teatro do Agreste.

Ficha Técnica

Direção: Guilherme Mergulhão
Dramaturgia: adaptação de “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos, por Guilherme Mergulhão
Elenco: Iza Karina, Gabriel Machado, Otto Maia
Cenografia: Guilherme Mergulhão
Sonoplastia: Guilherme Mergulhão
Concepção de luz: Ariane Fernandes
Operação de luz: Ruana Toledo
Figurino e Maquiagem: Grupo Na Pele
Fotografia: Felipe Duarte
Trabalho gráfico: Guilherme Mergulhão
Produção: Guilherme Mergulhão, Ariane Fernandes, Ruana Toledo
Produção executiva: Evoé Artes

Date of last modification: 27/11/2023, 15:49