News News

Back

Mestrando do CAV/UFPE apresenta trabalho no simpósio júnior da Sociedade Brasileira de Fisiologia

Filipe Barbosa é orientando do professor Thyago Moreira de Queiroz

Foto: Divulgação

Estudo apresentado envolve efeitos de alimentação materna com grande ingestão calórica

O mestrando Filipe Melo Barbosa do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE foi convidado para fazer uma apresentação oral no simpósio júnior da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), no XXXVII Congresso da Federação de Sociedades de Biologia Experimental – FeSBE 2023, iniciado no dia 27 e que termina hoje (30), em Búzios, no Rio de Janeiro.

Filipe Barbosa, que é orientando do professor Thyago Moreira de Queiroz, foi o único do Norte/Nordeste/Centro-Oeste a ser selecionado para apresentação nessa seção que conta com trabalhos de centros acadêmicos como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Resumo

Uma alimentação materna rica em ácidos graxos saturados está associada ao ganho de peso e a maior ingestão de teor calórico na prole animal. Contudo, estudos experimentais demonstraram a capacidade do ômega-3 (W3) em atenuar os efeitos deletérios do consumo desta dieta materna. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos vasculares na prole de ratas submetidas a dieta hiperlipídica enriquecida com W3 durante a gestação e lactação, buscando elucidar a possível mecanismos envolvidos nesses efeitos. Em resumo, podemos concluir que o consumo de uma dieta hiperlipídica materna é capaz de promover um danos na prole, como ganho de peso corporal, aumento da pressão arterial sistólica e aumento da resistência vascular. Além disso, o ômega-3 não foi capaz de atenuar os efeitos da dieta.

Date of last modification: 30/08/2023, 16:06