News News

Back

Maracatronics fica em 5° lugar em competição internacional

Equipe de robótica da UFPE teve sucesso em competição latino-americana realizada em Curitiba

A equipe da categoria futebol F-180 da Maracatronics , grupo de robótica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ficou em 5° Lugar na Latin American Robotic Competition  . O evento aconteceu de 7 a 11 deste mês, em Curitiba (PR), paralelamente à Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), ao Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC) e ao Workshop de Robótica Educacional (WRE), dentre outros eventos.

Foto: Divulgação

Grupo foi acompanhada pelo professor João Marcelo Xavier

A equipe presente contou com 12 pessoas, entre elas o professor João Marcelo Xavier Natário Teixeira, do Departamento de Eletrônica de Sistemas, um dos orientadores do projeto, e o gestor do time, Thiago Lafayette. A coordenação estadual da OBR em Pernambuco, composta por membros da equipe Maracatronics, também participou de uma reunião com a coordenação nacional da OBR e promete novidades para o desafio em 2018.

A equipe Maracatronics foca no desenvolvimento de projetos em robótica, contando com alunos do curso de Engenharia Mecânica, ênfase em Mecatrônica, e alunos de Engenharia Eletrônica, por meio do Laboratório de Automação, Robótica e Controle. O projeto visa à atuação sinergética entre as várias áreas da Mecatrônica, como projetos mecânico, eletrônico e de computação, possuindo forte interdisciplinaridade entre as áreas.

São desenvolvidos robôs autônomos e robôs de combate de vários tamanhos, a fim de atender as diversas categorias presentes nas competições. Tais eventos possuem periodicidade sazonal e ocorrem em instituições de ensino superior, criando interações colaborativas entre a UFPE e as demais instituições que trabalham com o desenvolvimento de dispositivos robóticos. O projeto é uma ferramenta de excelência na qualidade de formação dos alunos.

Mais informações
Maracatronics
maracatronics@gmail.com

 

Date of last modification: 20/11/2017, 13:27