News News

Back

IV Jornada de Estudos do Documentário abre inscrições de filmes para sua Mostra Competitiva

O evento é realizado por professores e alunos do curso de graduação em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Estão abertas, de amanhã (8) até o dia 8 de setembro, as inscrições de filmes para a IV Jornada de Estudos do Documentário (JED), cujo eixo temático desta é edição é “Documentário e Povos Originários”. A JED é um evento bienal, que ocorre em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, e que promove a difusão, reflexão e debate sobre o cinema documental. O link para inscrição está disponível aqui.  

A cada ano, é organizado um festival, composto por uma mostra competitiva de filmes documentários. O objetivo é proporcionar um espaço de encontro e troca de experiências entre profissionais, acadêmicos, estudantes e público. O evento é realizado por professores e alunos do curso de graduação em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Nesta edição, a JED conta com o patrocínio do Funcultura-PE e do SIC-Recife.

A Mostra Competitiva de Documentários ocorrerá de 27 de novembro a 2 de dezembro no Centro de Artes e Comunicação da UFPE e no Cinema da UFPE. A equipe curadora será formada por professores, alunos de Cinema, pesquisadores do PPGCOM e estudantes indígenas de outros cursos da UFPE.

Ao pautar o tema “Documentário e Povos Indígenas”, o festival pretende reconhecer a importância destas nações na formação cultural e histórica da sociedade brasileira, buscando promover a valorização das diferentes culturas, suas lutas e suas narrativas por meio do poder do cinema, capaz de promover transformação social. Além disso, a urgência de pautar esse tema se dá em razão dos desafios enfrentados pelos povos originários no Brasil nos últimos anos.

Poderão se inscrever na mostra filmes documentários (ou formatos híbridos como filme-ensaio, docuficção e outras abordagens que se justificam e se inserem na tradição documental) de acordo com as seguintes condições:

1 - Documentários realizados por equipes indígenas ou por realizadores indígenas;
2 - Documentários realizados por equipes não indígenas, mas que abordam a temática indígena;
3 - Documentários finalizados e exibidos a partir de 2019, não sendo exigido ineditismo no festival;
4 - Curtas, médias e longas-metragens;

As inscrições fora do prazo, que não atendam aos requisitos acima ou que não contenham o link de visualização do filme serão desconsideradas. A equipe curadora formada por professores e estudantes da UFPE tem liberdade para deliberar acerca de situações não previstas nestas condições.

Date of last modification: 07/08/2023, 14:46