News News

Back

Inscrições abertas para o curso de extensão em calcário calcítico pelo IFSertão-PE e UFPE

São oferecidas 50 vagas, destinadas a estudantes dos cursos técnicos do IFSertão-PE e em cursos de graduação e pós-graduação em Engenharias da UFPE

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Calcário calcítico: mineração, utilização nas indústrias da construção civil e sustentabilidade”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE), no Campus Salgueiro, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso, que visa capacitar recursos humanos para atuar no setor produtivo de calcário calcítico em Pernambuco, está com inscrições abertas até o dia 20 deste mês.

Com uma carga horária total de 30 horas, a extensão será realizada de 22 a 28 deste mês, por meio da plataforma Google Meet. São oferecidas 50 vagas, destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos do IFSertão-PE e em cursos de graduação e pós-graduação em Engenharias da UFPE.

É importante ressaltar que o curso é totalmente gratuito e fornecerá certificação pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSertão-PE. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Facepe. 

O projeto tem por objetivo capacitar recursos humanos para compreender e atuar em demandas reais do setor produtivo de calcário calcítico em Pernambuco, buscando alternativas para o reaproveitamento dos rejeitos com foco em materiais para a construção civil, mais especificamente, caracterizar e quantificar os rejeitos existentes nas pilhas de disposição da Empresa Bepel - Beneficiamento de Pedras Ltda. Além disso, visa estreitar relações com o setor produtivo e outras instituições de ensino e pesquisa, como a UFPE (Campus Recife), e apoiar demandas reais para a sustentabilidade, utilizando tecnologias inovadoras, visando a geração de produtos para serem empregados na indústria da construção civil, agregando valor ao estéreo. A proposta para este projeto se divide em teoria, prática e extensão do conhecimento à empresa.

O curso será dividido em dez módulos e ocorrerá predominantemente de forma remota, com encontros semanais de três horas, sendo duas horas síncronas em modo remoto e uma hora por meio de atividades assíncronas. Os materiais de apoio e exercícios serão disponibilizados no Google Drive.

A equipe de instrutores do curso será composta por docentes e técnicos do curso de graduação em Engenharia de Minas da UFPE, docentes dos cursos técnicos em Edificações e Agropecuária do IFSertão-PE, além de engenheiros da Empresa Bepel Beneficiamento de Pedras Ltda e de empresas parceiras do projeto.

Date of last modification: 13/03/2024, 14:15