News News

Back

HC promove mutirão de cirurgias de hérnia de parede abdominal e beneficia 34 pacientes

A ação reuniu médicos preceptores e residentes, além das equipes de anestesiologia, de enfermagem e de apoio do Bloco Cirúrgico

O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu um mutirão de cirurgias de hérnias de parede abdominal que beneficiou 34 pacientes da lista de espera. A ação do Programa de Cirurgia Geral do hospital reuniu médicos preceptores e residentes, além das equipes de anestesiologia, de enfermagem e de apoio do Bloco Cirúrgico, nos dias 15 e 16 deste mês. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

“Foram dois dias bem intensos em que a gente conseguiu operar uma quantidade boa de pacientes que, no dia a dia, a gente demoraria algumas semanas. Foram cirurgias de hérnia inguinal, umbilical e epigástrica. Essa ação foi fruto do esforço e comprometimento de todas as equipes envolvidas”, explicou o cirurgião e coordenador da Residência em Cirurgia Geral do HC, José Tarcísio Dias. Ele destacou ainda que esse tipo de ação é importante “para os pacientes, que melhoram a qualidade de vida, mas também para a formação e treinamento dos residentes médicos da cirurgia geral e da anestesiologia, já que participam ativamente dos procedimentos”.

A hérnia de parede abdominal é caracterizada pela falha dessa parede, podendo haver o deslocamento de um tecido ou órgão intra-abdominal por meio dessa falha, causando protuberância, inchaço ou dor. Em casos de maior necessidade, é preciso a cirurgia para recolocar o tecido em sua localização normal e fechar a abertura, em muitos casos, com a colocação de uma tela.

Date of last modification: 22/09/2023, 13:22