News News

Back

Gepar promove minicurso sobre saúde inclusiva

Os encontros serão realizados via Google Meet, de 22 de março a 10 de maio

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar), coordenado pela professora Auxiliadora Martins, promove o minicurso “Saúde Inclusiva - Caminhos para a Residência em Saúde Coletiva”. Com carga horária de 40h, os oito encontros serão realizados de 22 de março a 10 de maio, das 19h30 às 21h30. O minicurso será ministrado em formato síncrono, via Google Meet, com a possibilidade de atividades e leituras assíncronas. A ação tem como organizadoras Kéthully Silva (Aládifá) e Naara Tayanne.

Os interessados em participar dos encontros, devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico. As aulas se configuraram em exposições dialogais, em que serão disponibilizados os textos a fim de proporcionar um mergulho prévio aos conceitos e saberes.

O minicurso visa contribuir para o acesso da população em geral, mas com foco na população negra, aos programas de residência uni e multiprofissional. Dessa forma, tem como objetivos aproximar do conceito de Saúde, sua construção e historização; apresentar a legislação que trata da Saúde, mais especificamente nos moldes brasileiros e, com isso, aproximar a população do Sistema Único de Saúde (SUS); historicizar a luta da população pelo acesso à saúde pública e que o atenda nas suas especificidades; discorrer sobre o Serviço Social, destacando a sua atuação na Saúde.

Cronograma
Dia 22 de março
Atenção primária à saúde e estratégia
Saúde da Família

Dia 29 de março
Determinação social da saúde

Dia 5 de abril
História das políticas de saúde no Brasil

Dia 12 de maio
Medicalização social

Dia 19 de maio
O Sistema Único de Saúde

Dia 26 de maio
O Serviço Social surgimento e profissionalização

Dia 3 de junho
Projeto Ético Político do Serviço Social

Dia 10 de junho
Interdisciplinaridade e Serviço Social

Date of last modification: 16/02/2024, 12:36