News News

Back

FDR recebe homenagem póstuma ao professor Octávio Lôbo

Solenidade é uma iniciativa dos ex-alunos Carla Patricia Cunha, secretária de Defesa Social do estado, e advogado Odilon Cunha

Com informações da assessoria do evento

O professor Octávio Lôbo, falecido de covid em maio de 2020, que atuou na Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas da UFPE, recebe homenagem na FDR, no dia 3 de agosto, às 18h30, em solenidade no Salão Nobre da faculdade. Na ocasião, dois ex-alunos do professor, o advogado Odilon Cunha e a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, presentearão a faculdade com a obra “Retrato do Professor Octávio Lôbo”, pintado pelo artista plástico Roberto Ploeg. O diretor da FDR/CCJ, Torquato Castro Júnior, receberá a obra, que será instalada na FDR e o professor Eric Castro e Silva, de Direito Financeiro e Tributário da FDR, conduzirá a cerimônia.

“Ficamos muito gratos e sensibilizados com a iniciativa do diretor Torquato Castro Junior, do professor Eric Castro e Silva, e dos ex-alunos Odilon e Carla Patricia Cunha pela homenagem. Principalmente, porque meu pai faleceu de Covid, em meio à pandemia e, por conta das restrições sanitárias, não tivemos a oportunidade de rememorá-lo e prestar as merecidíssimas homenagens junto aos amigos e à família. Sem dúvida, essa solenidade trará um pouco de conforto após uma partida tão dura e repentina”, diz Eduardo Lôbo, filho do homenageado.

Professor da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco de 1969 a 2002, Octávio Lôbo recebeu 58 homenagens por sua atuação acadêmica, entre aulas de encerramento, nome de turma, paraninfo de turma e foi professor emérito. O advogado também foi presidente da OAB-PE de 1977 a 1979, durante a ditadura militar, período em que reivindicava a volta ao Estado de Direito.

“O professor Octávio Lôbo foi um verdadeiro exemplo para gerações e gerações de profissionais do Direito do nosso Estado. Hoje, muitos advogados, juízes, promotores, delegadas devem boa parte de sua formação à postura sempre tão ética e tão comprometida do professor Octávio. Nada mais justo que ele se eternize na faculdade, que ele tanto amou e a que se dedicou por décadas”, ressalta Carla Patricia Cunha.

O retrato assinado por Ploeg foi encomendado logo após a morte do professor. “Octávio Lôbo foi um professor muito querido, e faleceu em meio ao período mais obscuro da pandemia, não podia haver velório e não pudemos nos despedir, então resolvemos fazer essa homenagem. Estivemos com Nôra, viúva de Octávio, no ateliê de Ploeg, ela escolheu o retrato para a obra do artista que será doada à FDR”, conta Odilon Cunha.

“Otácvio Lôbo representa e dignifica as palavras professor e advogado. Foram anos dedicados à docência e à advocacia repassando sempre exemplos de ética, compromisso e paixão. Um profissional atemporal que merece ser lembrado e festejado. Daí a felicidade com essa homenagem promovida pelos meus amigos e colegas de turma Odilon e Carla. Tivemos a honra de ser alunos de Octávio Lôbo e hoje temos o compromisso de passar para as novas gerações aqueles valores que ele tão bem sintetiza e que cada vez são mais indispensáveis no mundo atual", ressalta Eric Castro e Silva.

Date of last modification: 19/07/2023, 14:47